China considera Chávez um grande líder e amigo

O presidente chinês Hu Jintao e seu sucessor designado, Xi Jinping, líder do Partido Comunista Chinês, enviaram cada um a Caracas uma mensagem de condolências

Pequim - O governo da China afirmou nesta quarta-feira que considera o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez "um grande amigo", que estreitou as relações comerciais entre os dois países.

"O presidente Chávez foi um grande líder da Venezuela e um grande amigo do povo chinês. Contribuiu de forma importante para as relações amistosas e frutíferas entre China e Venezuela", declarou Hua Chunying, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

O presidente chinês Hu Jintao e seu sucessor designado, Xi Jinping, líder do Partido Comunista Chinês, enviaram cada um a Caracas uma mensagem de condolências, informou a porta-voz.

A cooperação entre Caracas e Pequim aumentou consideravelmente nos últimos anos, com a assinatura de acordos de bilhões de dólares nas áreas de petróleo, energia, construção, indústria e tecnologia.

Pequim estabeleceu uma linha de crédito de 30 bilhões de dólares a Venezuela, que vende 640.000 barris de petróleo por dia aos chineses. Desta quantidade, 264.000 correspondem ao pagamento da dívida.

Depois de 14 anos no poder, Hugo Chávez faleceu na terça-feira em Caracas aos 58 anos, vítima de um câncer diagnosticado em 2011.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.