Canadá promete quase US$ 10 bilhões à Volkswagen para fábrica de baterias elétricas
Fábrica criará 3.000 empregos diretos e até 30.000 empregos indiretos, segundo Trudeau
Agência de notícias
Publicado em 21 de abril de 2023 às 13h53.
O governo canadense concederá subsídios de até 13,2 bilhões de dólares canadenses (9,8 bilhões de dólares americanos, 49,4 bilhões de reais na cotação atual) ao longo de dez anos à montadora alemã Volkswagen para a construção de sua primeira fábrica de baterias elétricas fora da Europa, no Canadá.
"O investimento dependerá da quantidade de baterias fabricadas e ficará entre 8 bilhões e 13,2 bilhões de dólares (canadenses)", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21).
- Mega-Sena acumula e prêmio é estimado em R$16 milhões
- ONU: população da Índia vai superar a da China nos próximos meses
- Simone Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento
- BuzzFeed News vai encerrar suas atividades nos EUA
- Paramilitares tomam palácio presidencial no Sudão
- Rio registra menor temperatura do ano nesta sexta-feira de feriado
Esta fábrica criará "3.000 empregos diretos e até 30.000 empregos indiretos", disse Trudeau, referindo-se ao anúncio como um "avanço histórico".
A Volkswagen anunciou em meados de março sua intenção de construir esta fábrica em Saint-Thomas, Ontario (centro-leste), tornando-se assim a primeira nova fabricante a se instalar no Canadá nos últimos 35 anos.
O início da construção está previsto para o próximo ano.
Esta fábrica terá uma área equivalente a mais de 378 campos de futebol americano, tornando-se a maior unidade fabril do país.
A abertura está prevista para 2027 e produzirá baterias “para até um milhão de veículos elétricos por ano”, segundo uma nota do gabinete do primeiro-ministro.
“A fábrica de Saint-Thomas será uma referência nacional na cadeia de fornecimento de veículos elétricos”, acrescentou Trudeau durante uma coletiva de imprensa.