Brexit: onda de pessimismo
A saída do Reino Unido da União Europeia – movimento conhecido como Brexit – começou a ser oficialmente conduzida pelo parlamento britânico nesta quarta-feira. O processo foi iniciado após o acionamento do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que determina como a negociação para a saída deve acontecer. Apesar de o Brexit ter sido decidido por meio […]
Da Redação
Publicado em 29 de março de 2017 às 10h34.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h03.
A saída do Reino Unido da União Europeia – movimento conhecido como Brexit – começou a ser oficialmente conduzida pelo parlamento britânico nesta quarta-feira. O processo foi iniciado após o acionamento do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que determina como a negociação para a saída deve acontecer. Apesar de o Brexit ter sido decidido por meio de referendo popular em junho do ano passado, o clima no país é de insegurança.
A população não está satisfeita com o radicalismo das propostas da primeira-ministra Theresa May – que incluem desde a saída do mercado único europeu a restrições a imigrantes – e afirma que o parlamento está conduzindo as mudanças de forma anti-democrática. Abaixo, a evolução do sentimento de pessimismo da população e os receios do setor privado em relação ao Brexit.