Mundo

Bob Geldof recicla canção para ajudar na luta contra o ebola

Músico e filantropo Bob Geldof em 1984 inspirou uma geração de astros do rock a gravar uma canção para angariar fundos para a África


	Ebola: líder da banda The Boomtown Rats, reuniu o supergrupo Band Aid três décadas atrás para lançar "Do They Know It's Christmas?"
 (Zoom Dosso/AFP)

Ebola: líder da banda The Boomtown Rats, reuniu o supergrupo Band Aid três décadas atrás para lançar "Do They Know It's Christmas?" (Zoom Dosso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2014 às 13h20.

Londres - O músico e filantropo Bob Geldof, que em 1984 inspirou uma geração de astros do rock a gravar uma canção para angariar fundos para a África, irá fazer o mesmo pela luta contra o Ebola com uma nova versão do sucesso mundial.

Geldof, líder da banda irlandesa de new wave The Boomtown Rats, reuniu o supergrupo Band Aid três décadas atrás para lançar "Do They Know It's Christmas?" ("Será que Eles Sabem que é Natal?", em tradução livre) e ajudar as pessoas assoladas pela fome na Etiópia. Em uma coletiva em Londres, ele confirmou que a canção será regravada.

Entre os novos colaboradores devem estar a boy band One Direction e os cantores Ed Sheeran e Sam Smith, segundo reportagens da mídia britânica. A canção original, que arrecadou 11 milhões de dólares, contava com alguns dos maiores nomes da época, como Bono, do U2, George Michael e David Bowie, e já foi regravada em 1989 e 2004.

Geldof co-escreveu a composição com Midge Ure, volcalista do Ultravox. "Christmas" chegou ao topo das paradas em 1984 e vendeu milhões de cópias, cujo lucro foi para a iniciativa de combate à inanição no país africano.

A dupla deu sequência ao esforço em 1985 com o Live Aid, um concerto transatlântico que rendeu estimados 100 milhões de dólares para a Etiópia.

O Ebola já matou 4.950 pessoas entre as mais de 13 mil infectadas desde que irrompeu na África Ocidental em março deste ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente em Serra Leoa, Libéria e Guiné.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArteDoençasEbolaEntretenimentoEpidemiasIndústria da músicaMúsica

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles