Mundo

Bill Clinton define Kamala como "candidata para o povo" e cita emprego no McDonald's

Ex-presidente dos EUA discursou durante a Convenção Democrata que acontece em Chicago e oficializa a candidatura da atual vice-presidente

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 22 de agosto de 2024 às 07h11.

Última atualização em 22 de agosto de 2024 às 07h15.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, discursou nesta quarta-feira na Convenção Nacional do Partido Democrata, em Chicago, em favor da atual vice-presidente e candidata à Casa Branca, Kamala Harris, definindo-a como uma "candidata para o povo" e lembrando o passado dela como funcionária do McDonald's.

Kamala trabalhou na rede de fast-food quando era estudante, uma experiência que foi mencionada várias vezes na convenção, como uma tentativa de classificá-la como uma defensora da classe trabalhadora.

"Quando era jovem, Harris trabalhava no McDonald's e cumprimentava todas as pessoas com um sorriso radiante e perguntava: 'Como posso ajudar?' Agora ela está no auge do poder e ainda pergunta a mesma coisa”, afirmou Clinton.

“Ficarei muito feliz quando ela entrar na Casa Branca como presidente, porque quebrará meu recorde de presidente que passou mais tempo no McDonald's”, brincou o ex-presidente, um conhecido fã de fast-food.

Clinton iniciou o discurso agradecendo ao presidente dos EUA, Joe Biden, por sua “coragem, compaixão, classe, serviço e sacrifício” ao decidir encerrar sua campanha à reeleição após pressão interna do partido, abrindo caminho para Kamala Harris.

O político natural do estado do Arkansas enfatizou a importância das eleições presidenciais de novembro e disse que os Estados Unidos enfrentam “uma escolha clara” entre duas visões diferentes para o país.

Kamala Harris é a candidata para o povo, e o outro cara só mostrou que pensa por si mesmo”, disse, em crítica ao ex-presidente e candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, Donald Trump.

Clinton, que fez vários comentários de improviso, também fez uma brincadeira envolvendo a idade de Trump.

“Há dois dias completei 78 anos, sou o homem mais velho da minha família em quatro gerações. E a única coisa da qual quero me gabar é que ainda sou mais jovem do que Donald Trump”, afirmou, arrancando risos da plateia.

Se vencer o pleito, Trump será o presidente mais velho a chegar à Casa Branca, com 78 anos e 219 dias, superando o recorde estabelecido por Biden ao assumir o cargo com 78 anos e 61 dias.

De acordo com a rede de televisão "CNN", Clinton rasgou uma cópia do discurso que havia preparado depois de ouvir a fala do ex-presidente Barack Obama na convenção democrata na noite de terça-feira e decidiu reescrevê-lo momentos antes de apresentá-lo.

O terceiro dia da convenção, protagonizado pelo discurso do candidato a vice-presidente Tim Walz, contou com a participação de personalidades do partido, como a ex-presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, e celebridades, como Stevie Wonder e Oprah Winfrey.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisBill ClintonPartido Democrata (EUA)Convenção DemocrataEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Tim Walz aceita a nomeação democrata como candidato a vice de Kamala Harris

"Nunca subestime um professor de escola", diz Tim Walz, candidato a vice na chapa de Kamala

"Thank you, Joe": Nancy Pelosi diz que governo Biden foi um dos melhores da "história moderna"

Bill Clinton compara Biden a George Washington em discurso na Convenção Democrata

Mais na Exame