Mundo

BCE preocupado com a zona do euro

Presidente do órgão pede atenção para a governança econômica e fiscal da região

Jean-Claude Trichet expressou sua "preocupação profunda" com a situação econômica da zona do euro (Ralph Orlowski/Getty Images)

Jean-Claude Trichet expressou sua "preocupação profunda" com a situação econômica da zona do euro (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2010 às 14h06.

Frankfurt - O presidente do Banco Central europeu (BCE) Jean-Claude Trichet expressou nesta quinta-feira "preocupação profunda" em relação à governança econômica e fiscal da zona do euro, em plena crise da dívida irlandesa.

"Minha mensagem é esta, tão solene hoje quanto em 2005 (quando o Pacto de estabilidade foi revisto) e quando, em nome do conselho de governadores (do BCE) expressei preocupação profunda", declarou Trichet por ocasião da sexta conferência de bancos centrais em Frankfurt (oeste).

Tirando as lições da crise e de suas consequência, "pedimos nos últimos dias e apelamos ainda à mudança consequente na governança" da União Europeia e, mais particularmente, da zona do euro, explicou Trichet.

O BCE trabalha há vários dias com os dirigentes europeus e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para convencer a Irlanda a aceitar ajuda externa para superar sua crise orçamentária e tranquilizar os mercados.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

EUA vetam pela 4ª vez resolução da ONU que pede cessar-fogo na Faixa de Gaza

Países ocidentais apresentam resolução contra o programa nuclear do Irã

Guerra na Ucrânia: Armas nucleares são a definitiva moeda de troca da Rússia

EUA fecham embaixada em Kiev e alertam sobre 'ataque aéreo significativo'