Mundo

Barco com ajuda humanitária atraca em porto na Líbia

Embarcação estava ancorada desde sábado a 16 milhas náuticas do porto, à espera de uma autorização para atracar, após o lançamento de minas pelas forças de Kadafi

Migrantes africanos e refugiados aguardam para embarcar no porto de Misrata, na Líbia ( Christophe Simon/AFP)

Migrantes africanos e refugiados aguardam para embarcar no porto de Misrata, na Líbia ( Christophe Simon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 09h34.

Genebra - Um barco com ajuda humanitária fretado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) atracou nesta quarta-feira no porto de Misrata, cidade da Líbia que há dois meses foi tomada pelas forças governamentais do líder Muammar Kadafi, anunciou um porta-voz da entidade.

"O barco 'Red Star' (Estrela Vermelha) acabou de atracar em Misrata", disse à AFP Jean-Philippe Chauzy, porta-voz da organização, acrescentando que o navio receberá pela manhã autorização da Otan e das autoridades portuárias de Misrata para chegar ao porto.

A embarcação estava ancorada desde o último sábado a 16 milhas náuticas do porto, à espera de uma autorização para atracar, após o lançamento de minas pelas forças do líder Kadafi. A Otan informou ter destruído duas das três minas lançadas pelos rebeldes e esclareceu que, apesar do ataque, o porto não chegou a ser interditado porque a organização havia feito um corredor marítimo de acesso ao local.

O 'Red Star'irá descarregar "180 toneladas de ajuda humanitária" e, ao terminar a operação, serão embarcados cerca de mil imigrantes, a maioria originários da Nigéria, e a aproximadamente 40 civis líbios feridos nos combates, contou o porta-voz da OIM.

De acordo com Chauzy, o navio irá partir de Misrata ainda na tarde desta quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbiaMuammar KadafiOtanPolíticos

Mais de Mundo

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país

Espanha chama para consultas embaixadora na Argentina e exige desculpas de Milei

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Bombardeios continuam em Rafah, mesmo com chegada de emissário dos EUA a Israel

Mais na Exame