Mundo

Bank of America anuncia aquisição do MBNA por US$ 35 bilhões

Negócio impulsiona área de cartões de crédito

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Bank of America anunciou nesta quinta-feira (30/6) a aquisição do MBNA, a terceita maior emissora independente de cartões de crédito dos Estados Unidos, por 35 bilhões de dólares. Com a transação, o banco vai receber 20 milhões de novos clientes, além de uma rede que envolve 5 000 parceiros. Com isso, passará a controlar 40 milhões de contas ativas, com movimentação de 143 bilhões de dólares. Segundo reportagem do jornal americano The Wall Street Journal, o negócio ocorre em um ambiente de lento crescimento do setor de cartões de crédito que pressiona as emissoras independentes.

A reestruturação decorrente do negócio custará 1,25 bilhão de dólares e a eliminação de 6 000 empregos. Quando a transação estiver consolidada, em 2007, a economia de custos deverá atingir 850 milhões de dólares. As ações do MBNA subiam 26% na manhã de hoje, enquanto as do Bank of America recuavam 2%.

O prêmio de 30% pago aos acionistas do MBNA é visto como exagerado por alguns dos analistas ouvidos por The Wall Street Journal. De qualquer modo, a base de clientes da companhia é formada majoritariamente por clientes de alta renda, baixando muito os riscos de inadimplência. As faturas do portfolio da MBNA são 25% superiores às do mercado americano. Segundo The Wall Street Journal, o banco Wachovia também tinha interesse no MBNA, mas saiu das negociações na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua