Exame Logo

Banco chinês compra Bank of America na Ásia por US$ 1,2 bilhão

Enquanto o China Construction Bank busca expandir seus negócios internacionalmente, instituição americana decide abandonar o varejo fora de casa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O China Construction Bank (CCB), terceiro maior banco chinês, vai pagar 1,2 bilhão de dólares por 17 agências do Bank of America em Hong Kong e Macau. Para o CCB, a transação representa um passo para seu "gradual desenvolvimento em mercados internacionais".

As agências do Bank of America, combinadas com as filiais próprias do CCB, transformam a instituição chinesa na nona maior de Hong Kong. Já para o Bank of America, o negócio representa a consolidação de sua posição em deixar de atuar no varejo fora de casa.

Veja também

No começo do ano, a instituição fechou a agência que mantinha na China e transferiu os clientes para o CCB. Na América Latina, principalmente no Brasil e no México, seguiu estratégia similar. "Vemos o negócio de varejo como local e o de atacado como global", disse o porta-voz do Bank of America, Robert Stickler, ao americano The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame