Apoio à independência escocesa sobe para 40%, diz pesquisa
País vota, em setembro, um referendo sobre o fim de sua união de 307 anos com a Inglaterra
Da Redação
Publicado em 5 de agosto de 2014 às 20h37.
Glasgow - O apoio à independência da Escócia do restante da Grã-Bretanha aumentou para 40 por cento, de acordo com uma pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira, na véspera da participação do líder nacionalista Alex Salmond em um debate televisivo sobre a secessão.
No dia 18 de setembro a Escócia vota em um referendo sobre o fim de sua união de 307 anos com a Inglaterra, embora alguns levantamentos indiquem que até um quarto dos 4 milhões de eleitores continue indeciso.
Uma pesquisa do instituto Ipsos Mori revelou que o apoio à independência cresceu para 40 por cento, um aumento de quatro pontos percentuais desde um levantamento semelhante em junho e o índice mais alto que o instituto já registrou para o “sim”.
As pesquisas mostram níveis de apoio diferentes para o “sim”, embora nenhuma coloque a campanha separatista, que desde março luta para fazer progresso, na liderança.
O Ipsos Mori apontou que cerca de 54 por cento devem rejeitar a separação, cifra que não mudou desde junho, enquanto por volta de 7 por cento do eleitorado ainda não decidiu como irá votar – uma queda de três pontos percentuais.