Mundo

ANP submete novo contrato de concessão a consulta pública

A consulta acontece em meio à expectativa do mercado sobre o anúncio de uma nova rodada de licitações prometida para este ano pelo governo

O prazo para a consulta é de trinta dias e se refere apenas aos futuros contratos de concessão, informou a ANP em um comunicado (Wikimedia Commons)

O prazo para a consulta é de trinta dias e se refere apenas aos futuros contratos de concessão, informou a ANP em um comunicado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 22h52.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis submeteu a consulta pública a partir da quarta-feira a minuta do modelo de contrato de concessão para áreas de exploração e produção de petróleo e gás no país.

A consulta acontece em meio à expectativa do mercado sobre o anúncio de uma nova rodada de licitações prometida para este ano pelo governo. O prazo para a consulta é de trinta dias e se refere apenas aos futuros contratos de concessão, informou a ANP em um comunicado.

Entre as principais alterações, segundo a ANP, está a que cada contrato de concessão passará a se referir a um único bloco para facilitar a administração do contrato. Antes, era possível incluir mais de um bloco a pedido das concessionárias.

O não cumprimento do Programa Exploratório Mínimo (PEM) a partir do novo contrato poderá resultar na retomada do bloco. No caso do não cumprimento ser inferior a 10 por cento das unidades de trabalho acordadas com a ANP, a agência poderá isentar o concessionário de multa.

O novo contrato cria a figura do pré-acordo da Individualização da Produção, com objetivo de facilitar o planejamento conjunto das atividades.

No setor ambiental, a agência passará a exigir o envio dos estudos ambientais de projetos objeto de audiências públicas e que sejam posteriormente também enviadas as licenças ambientais quando concedidas. A ANP propõe ainda o destino de recursos para pesquisa e desenvolvimento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil