Animais mortos após surto de covid podem ter contaminado água na Dinamarca

Dinamarca ordenou o abate de cerca de 17 milhões de visons no início de novembro depois que surtos de coronavírus atingiram vários criadouros

Cadáveres de visons em estado de decomposição enterrados em valas coletivas na Dinamarca após um abate nacional podem ter contaminado a água subterrânea, noticiou a Radio4 local nesta quinta-feira, citando um relatório de uma agência do governo.

O governo dinamarquês ordenou o abate de cerca de 17 milhões de visons no início de novembro depois que surtos de coronavírus atingiram vários criadouros e as autoridades encontraram linhagens do vírus que sofreram mutações entre pessoas.

O desafio logístico de descartar um número tão grande de animais mortos levou as autoridades a enterrar parte dos visons em valas de uma área militar no oeste do país sob dois metros de terra.

Mais tarde, o governo disse que queria voltar a enterrá-los porque alguns ressurgiram das valas coletivas – muito provavelmente os gases do processo de decomposição os empurraram para fora da terra, o que lhes rendeu o apelido de "visons zumbis" nos jornais.

O novo estudo diz que a água subterrânea da área já pode ter sido contaminada e exorta as autoridades a agirem com rapidez, noticiou a Radio4.

O relatório foi encomendado pela Agência Dinamarquesa de Proteção Ambiental no final de novembro e preparado pela Vigilância Geológica da Dinamarca e da Groenlândia e a Universidade Técnica da Dinamarca, segundo a rádio.

A Agência Dinamarquesa de Proteção Ambiental, que não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters, está realizando exames adicionais para verificar o impacto ambiental das valas coletivas.

Animais mortos após surto de covid podem ter contaminado água na Dinamarca

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.