Exame Logo

Afeganistão captura membros importantes de rede taleban

Forças de segurança afegãs anunciaram a prisão de importantes membros de rede taleban, que cometeram inúmeros ataques

Soldados fazem uma operação contra militantes do taleban no Paquistão (AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2014 às 10h54.

Cabul - As forças de segurança afegãs anunciaram nesta quinta-feira a prisão de importantes membros da rede Haqqani, braço da rebelião taleban ligada à Al Qaeda e que cometeu inúmeros ataques contra o Afeganistão e seus aliados da Otan

Anas Haqqani, filho do fundador da rede, e Jalaluddin Haqqani, irmão e braço do atual líder da organização, Sirajuddin Haqqani, assim como Hafiz Rashid, comandante militar, foram detidos pelos serviços secretos afegãos, o NDS, informou a agência de inteligência.

Anas Haqqani era, segundo a NDS, uma figura-chave da rede, envolvida em decisões estratégicas.

Outro detido, Hafiz Rashid, de 34 anos, era, segundo a NDS, um chefe militar que participou em várias operações terroristas no leste do país, especialmente em Khost, reduto da rede.

São Paulo – Entre as milhares de investigações realizadas pelo FBI em 2012, o escritório de investigações dos Estados Unidos fez um top dez das ameaças de terrorismo do ano.  Apesar de investigar diversos tipos de ameaças – como crimes virtuais e violência contra crianças, por exemplo – a prioridade do FBI é defender os Estados Unidos de um ataque terrorista, segundo o escritório, por isso, o FBI divulga primeiro o boletim dos principais casos de terrorismo do ano para depois mostrar quais foram os casos gerais que mais chamaram a atenção. Também em 2012, o FBI capturou dois dos integrantes de sua lista de mais procurados: Adam Mayes, capturado em maio e Joe Saenz, em novembro. Clique nas imagens para ver os principais casos, segundo o FBI.
  • 2. Guerra santa

    2 /11(Airtuna08/Wikipedia Commons)

  • Veja também

    Em dezembro, dois americanos moradores do Alabama, Mohammad Abdul Rahman Abukhdair e Randy Wilson, foram detidos sob a acusação de planejar viajar para promover a guerra santa. A dupla se conheceu em 2010, através da internet, e foi descoberta ao, sem saber, confidenciar seus planos a uma pessoa que trabalhava para o FBI. A dupla planejava viajar para o Marrocos e, depois, para a Mauritânia, segundo FBI.
  • 3. Destruição da ponte de Ohio

    3 /11(Getty Images)

  • Em novembro, quatro homens foram sentenciados à prisão por participarem de uma conspiração para destruir uma ponte perto de Cleveland, segundo o FBI. As penas variaram de 72 meses a 11,5 anos na prisão. O grupo, que se dizia anarquista, havia planejado outros crimes na mesma área, entre eles, o uso de granadas de fumaça para tentar derrubar os símbolos de instituições financeiras sobre edifícios altos de Cleveland.
  • 4. Conspiração

    4 /11(Getty Images)

    Outras quatro pessoas foram detidas em novembro, em Los Angeles, por tentarem fornecer ajuda material a terroristas e, supostamente, fazerem acertos para entrar na Al Qaeda e no Talibã no Afeganistão – com o objetivo de matar alvos americanos, segundo o FBI.
  • 5. Ataque ao Federal Reserve NY

    5 /11(Getty Images)

    Em outubro, um jovem de Blangadesh foi detido por tentar detonar uma bomba em Nova York para afetar o sistema financeiro. O homem viajou para os Estados Unidos em janeiro de 2012 com o objetivo específico de conduzir um ataque terrorista. De acordo com o FBI, o jovem tinha contato com a Al Qaeda e tentava recrutar pessoas para formar uma célula do grupo nos Estados Unidos – uma das pessoas que ele tentou recrutar era uma fonte do FBI.
  • 6. Ataque ao Capitólio

    6 /11(Getty Images/Getty Images)

    Um morador da Virgínia foi sentenciado a 30 anos de prisão em setembro por planejar realizar um ataque suicida no Capitólio em fevereiro de 2012. Durante seu plano de ataque, ele se “associou” a um oficial do FBI disfarçado, o que levou a sua captura. Ele foi condenado a 30 anos de prisão.
  • 7. Envio de armas

    7 /11(Arquivo/Getty Images)

    Em agosto, um antigo morador do Iraque, sediado no Kentucky, tentou enviar mísseis e outras armas ao Iraque para serem usadas contra soldados americanos, segundo o FBI. O homem havia tentado enviar armas para terroristas e para a Al Qaeda, segundo o FBI.
  • 8. Extremismo online

    8 /11(Getty Images)

    Em junho um nova iorquino foi sentenciado a mais de 11 anos de prisão por usar sua posição de liderança na organização Revolução Muçulmana para promover extremismo online contra os chamados “inimigos do Islã”, de acordo com o FBI.
  • 9. Extremismo no Alasca

    9 /11(Abril Press)

    Um líder de uma milícia no Alasca foi condenado em junho sob a acusação de conspiração para assassinar oficiais federais e posse de armas ilegais, incluindo silenciadores e granadas, segundo o FBI. A pena máxima para planos de assassinar oficiais federais nos Estados Unidos é a prisão perpétua.
  • 10. Apoio ao terrorismo

    10 /11(Munir Uz Zaman/AFP)

    Em março, um homem de 45 anos foi preso pela acusação de conspiração para fornecer apoio material a uma organização extremista responsável por ataques no Afeganistão.
  • 11. Veja agora as cidades em que há mais violência

    11 /11(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoAl QaedaÁsiaIslamismoTalibãTerrorismo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame