Acidente rodoviário mata 12 turistas e fere brasileiros no México
Ônibus, em que viajavam 31 pessoas, acidentou-se na estrada de Mahahual, localizado 350 km ao sul do popular balneário de Cancún
AFP
Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 16h45.
Última atualização em 20 de dezembro de 2017 às 17h15.
Ao menos 12 turistas - sendo oito americanos - que chegaram ao Caribe mexicano em navios de cruzeiro morreram e outros 13 ficaram feridos, incluindo brasileiros, em um acidente rodoviário quando se dirigiam a uma zona arqueológica, informou nesta quarta-feira (20) o governo do estado de Quintana Roo.
"Entre os falecidos está uma pessoa de nacionalidade canadense, duas da Suécia e oito americanos", disse a fonte através de um comunicado. O guia mexicano que acompanhava os turistas também morreu.
O acidente também deixou 13 feridos, entre eles "três cidadãos do Canadá, quatro do Brasil e quatro norte-americanos", acrescentou a nota.
O ônibus, em que viajavam 31 pessoas, acidentou-se na estrada de Mahahual, localizado 350 km ao sul do popular balneário de Cancún (oeste), quando se dirigia para a zona arqueológica de Cacchoben, a 70 km de Chetumal, capital do estado de Quintana Roo.
Mahahual, próximo da fronteira com Belize, é uma região turística onde chegam diversos navios de cruzeiro internacionais.
A Royal Caribbean Cruises revelou à AFP que dos 31 passageiros, 23 chegaram a Quintana Roo nos navios "Celebrity Equinox" e "Serenade of the Seas", que zarparam, respectivamente, no dia 16 de dezembro do Porto de Miami rumo às Ilhas Caimán, e em 15 de dezembro de Fort Lauderdale, Flórida, com destino a Cozumel, México.
O governo estadual informou que o motorista do ônibus "se encontra ferido e detido", enquanto a companhia Royal Caribbean, proprietária dos transatlânticos, e a empresa responsável pelo atracadouro dos navios assumiram a responsabilidade legal e médica pelos afetados.
As causas do acidente ocorrido em uma estrada em linha reta e com pouco tráfego são desconhecidas.
A empresa de cruzeiros Royal Caribbean, fundada na Noruega e com escritórios em Miami, promove viagens para a região arqueológica de Chacchobén, localizada a 70 km de Chetumal, capital de Quintana Roo e fronteiriça com Belize.
De Mahahual, que também tem uma zona de praias e restaurantes, partem diversos passeios turísticos para os visitantes que chegam nos cruzeiros e são a principal fonte de renda do porto.
Quintana Roo, onde ficam Cancún e a Riviera Maia, é o destino mexicano mais visitado por turistas estrangeiros.