Mercado imobiliário

Quanto tempo demora para receber o dinheiro de um imóvel de herança?

Especialista responde dúvida de leitor sobre imóveis. Envie você também suas perguntas

A capital paulista aparece em primeiro lugar no levantamento da Enap, com nota 8,67, entre 101 cidades (Getty Images/Getty Images)

A capital paulista aparece em primeiro lugar no levantamento da Enap, com nota 8,67, entre 101 cidades (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2022 às 08h03.

Pergunta do leitor: Depois de vendido um imóvel, herança de pai falecido, quanto devo receber? Somos três herdeiros, mãe e dois filhos. O imóvel foi vendido por 30 mil euros.

 Resposta de Marcelo Tapai*

Na sucessão, se o falecido for casado ou viver em união estável com uma pessoa, primeiro é preciso entender qual o regime do casamento, assim como quando o imóvel foi comprado.

Isso porque, para pessoas casadas no regime de comunhão parcial, que é o mais comum, existem 2 categorias de bens. Os comuns e os particulares. O primeiro tipo se refere a bens adquiridos durante a constância do casamento ou união estável. O segundo são os bens adquiridos antes do casamento ou recebidos como herança.

No caso de bens adquiridos na constância do casamento, 50% pertencerão ao cônjuge sobrevivente e os outros 50% serão divididos entre os herdeiros. Já os bens particulares serão divididos na mesma proporção entre cônjuge sobrevivente e os demais herdeiros.

Tem alguma dúvida sobre direito de família? Envie suas perguntas para exameinvest@exame.com

Acompanhe tudo sobre:Direito familiarFamíliaHerançaImóveismercado-imobiliario

Mais de Mercado imobiliário

Leilão de Itaú e Frazão tem 39 imóveis com lances a partir de R$ 35 mil

Minha irmã construiu no lote do meu pai com recursos próprios. Ela pode vender o imóvel?

Saiba o que é retrofit, como funciona e alguns exemplos

Inventário de imóvel: como funciona e quanto custa

Mais na Exame