Marketing

Outdoor da Skol para o Carnaval causa indignação em SP

Jovens criticam campanha da marca de cerveja que traz mensagens do tipo "Esqueci o não em casa" e "Topo antes de saber a pergunta". Skol promete mudar frases


	Campanha feita para o Carnaval trazem mensagens do tipo "Esqueci o não em casa" e "Topo antes de saber a pergunta"
 (Reprodução/Facebook)

Campanha feita para o Carnaval trazem mensagens do tipo "Esqueci o não em casa" e "Topo antes de saber a pergunta" (Reprodução/Facebook)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 08h28.

São Paulo - Uma campanha da Skol veiculada em outdoors da cidade de São Paulo está causando polêmica nas redes sociais, depois que duas amigas resolveram dizer o que pensam da ação. Em resposta às críticas, que receberam apoio de centenas de pessoas, a marca de cerveja prometeu retirar as mensagens de circulação.    

A campanha feita para o Carnaval traz mensagens do tipo "Esqueci o não em casa" e "Topo antes de saber a pergunta". Indignadas com a ação, a publicitária e ilustradora Pri Ferrari e a jornalista Mila Alves acrescentaram a seguinte frase ao outdoor: "E Trouxe o NUNCA", feita com fita isolante preta.

O resultado da intervenção feita nesta quarta (11) em um ponto de ônibus da Rua Vergueiro, uma importante avenida da capital, foi postado no Instagram e no Facebook das meninas e já atingiu mais de 8 mil pessoas.

À EXAME.com, Pri Ferrari disse que considera a campanha irresponsável e que o objetivo da intervenção não era danificar a estrutura do outdoor, mas apenas de manifestar indignação. 

"É uma campanha que estimula as pessoas a não respeitarem os seus próprios limites, nem os dos outros. Não é um problema só de passar uma mensagem de desrespeito às mulheres numa época [Carnaval] em que os estupros aumentam, mas de beber além da conta ou de usar drogas só para aparecer ou se afirmar".

"Uma empresa que patrocina o Carnaval tem uma grande responsabilidade e não é legal associar a folia à perda de controle total", acrescentou.

Pri disse ainda que um representante da Ambev, dona da marca Skol, entrou em contato com ela por telefone para explicar a motivação da marca por trás da campanha e ouvir o que ela tinha a dizer a respeito. Segundo a publicitária, ele teria dito que a marca faria uma força tarefa para retirar a campanha de circulação. 

Em nota enviada à EXAME.com, a Skol afirmou que fará a substituição das frases atuais por novas mensagens mais "claras e positivas" e destacou que repudia todo e qualquer ato de violência.

Veja abaixo resposta da marca na íntegra:

"As peças em questão fazem parte da nossa campanha "Viva RedONdo", que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas, que transmitam o mesmo conceito. Repudiamos todo e qualquer ato de violência seja física ou emocional e reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável. Agradecemos a todos os comentários."

Veja também o post original publicado no Facebook da publicitária Pri Ferrari.

* Matéria atualizada às 18h15

Acompanhe tudo sobre:AmbevBebidasCarnavalEmpresasEmpresas abertasEmpresas belgasPublicidadeSkol

Mais de Marketing

Samsung e Apple: o choque entre perfeição tecnológica e a imperfeição humana

Polishop: comerciais de TV eram sucesso entre crianças na década de 1990; entenda a razão

Parceria entre Coca-Cola e outras 5 empresas supera 1 milhão de litros de água para o RS

Samsung alfineta Apple após comercial de iPad Pro: 'A criatividade não pode ser esmagada'

Mais na Exame