Marketing

Como a Oreo usou o apagão para vencer o Super Bowl

Em meio ao blecaute que paralisou o megaevento por 34 minutos neste domingo, campanha-relâmpago dos biscoitos fez marca disparar à frente de outros anunciantes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 17h44.

São Paulo - Em meio a grandes planejamentos e orçamentos milionários, a ação do Super Bowl 2013 que mais gerou impacto na internet foi espontânea - e gratuita.

Tudo começou com o apagão que paralisou o maior evento esportivo dos Estados Unidos por 34 minutos neste domingo, ainda de causas desconhecidas. Enquanto o estádio estava às escuras, a marca Oreo provou que sabe fazer bem tempo-real e tuitou uma imagem usando o blecaute para promover os biscoitos.

Postada às 23h40 de Brasília, a foto trazia a legenda “Falta de energia? Sem problemas”. Na imagem, um conselho: mesmo no escuro dá para mergulhar a bolachinha no leite – uma das formas de consumir o produto. Até agora, a foto recebeu mais de 14 mil retweets, foi favoritada 5 mil vezes e colocou a empresa nos trending topics do país.

A ação, saída da pena da agência 360i, foi “desenhada, escrita e aprovada em minutos”, de acordo com Sarah Hofstetter, presidente da agência em entrevista ao Advertising Age. A equipe de marketing e alguns executivos da anunciante estavam reunidas num quartel-general especialmente para o evento, o que facilitou o processo. Na mesma noite, a marca veiculou o comercial para a TV "Whisper Fight", criado pela Wieden + Kennedy.

Foram poucos os nomes que também aproveitaram a janela: a Audi, cujo comercial foi veiculado antes do apagão, aproveitou para provocar a concorrente Mercedes-Benz,  patrocinadora do Superdome, estádio onde acontecia a final. "Estamos enviando algumas LEDs para @MBUSA Superdome agora mesmo", publicou a rival em sua conta oficial do Twitter. A Volkswagen aproveitou para postar o link do seu comercial para esta edição do evento, o "Get Happy".

Veja também: Os melhores comerciais do Super Bowl 2013

(Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:EsportesInternetMarcasRedes sociaisSuper Bowl

Mais de Marketing

Adidas tira do ar campanha com Bella Hadid após protestos

Morre aos 80 anos Jaques Lewkowicz, fundador da agência Lew'Lara

Os times de futebol mais valiosos do Brasil e do mundo em 2024

As 10 marcas mais inclusivas do mundo, segundo pesquisa; Google lidera ranking

Mais na Exame