Líderes Extraordinários

É preciso mais do que conhecimento para evoluir

Sem uma busca constante por conhecimentos balizados em princípios, valores e, principalmente, propósito, não é possível avançar como ser humano

Grandes filósofos já se debruçaram sobre a finitude do conhecimento humano (manx_in_the_world/Getty Images)

Grandes filósofos já se debruçaram sobre a finitude do conhecimento humano (manx_in_the_world/Getty Images)

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso

Colunista

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 16h12.

Última atualização em 30 de outubro de 2023 às 16h40.

Quais são os nossos conhecimentos? O que ainda não conhecemos? Certa vez, o filósofo Descartes escreveu: “Daria tudo que sei pela metade do que não sei”.

A grande maioria das coisas que não sei não será diretamente útil para mim ou para a humanidade se eu vier a saber. Mas, muita coisa poderia ser. Como fazer essa seleção já que ainda não foi inventado um chip cerebral com trilhões de informações prévias a ser implantado nos recém-nascidos?

Esse filtro é um mistério. Principalmente nos dias de hoje, quando a informação está banalizada. Os meios de comunicação buscam formar opiniões e não mais prestam a importante tarefa de informar para que os ouvintes construam o seu próprio diagnóstico sobre um determinado tema.

Desta forma, apesar de haver a cada dia muito mais plataformas e fontes de informação, ao mesmo tempo ficou muito mais difícil a tarefa de ser seletivo pela metade do que não sei.

É preciso definir o que se quer ouvir, ver e ler dentro de um plano de evolução humana e criar mecanismos para obter mais informação com menos poluição de opiniões e dados que só beneficiam aqueles que buscam vender os seus projetos pessoais.

Conhecimento é a única coisa que ninguém nos tira. Contudo, não vale nada se este conhecimento não tiver valores, princípios e propósitos claros que permitam o crescimento daquele que os tem, bem como de toda a comunidade que o cerca.

Acompanhe tudo sobre:Filosofia

Mais de Líderes Extraordinários

As leis do poder e como usá-las de forma eficaz

Documentário explora a jornada heróica do mitologista Joseph Campbell

Depois dos nativos digitais, vêm aí os nativos IA´s

Está sendo ignorado pelo seu chefe? Entenda o que é ghosting no trabalho e como quebrar esse ciclo

Mais na Exame