Exame Logo

Resgate de dinheiro esquecido em bancos vai exigir cadastro. Como fazer

Acesso começa nessa segunda-feira por meio do site exclusivo criado pelo Banco Central para atender aos correntistas

Veja como resgatar seu dinheiro | Foto: Priscila Zambotto/ Getty Images (Priscila Zambotto/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2022 às 19h52.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2022 às 16h49.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A consulta para saber se brasileiros possuem dinheiro esquecido em bancos volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 14. O acesso poderá ser feito pelo novo site valoresareceber.bcb.gov.br , lançado depois que o sistema original de consulta gerou uma demanda tão elevada que chegou a derrubar o site oficial do Banco Central.

Veja também

Para acessar o novo site do BC será necessário informar o CPF, em caso de pessoa física, ou o CNPJ, em caso de empresa. Segundo o Banco Central, há cerca de 8 bilhões de reais esquecidos nos bancos.

Saiba como cuidar de suas finanças pessoais e conquistar sua independência. Assine a EXAME por menos de R$11/mês

Feita a consulta, o sistema vai informar se a pessoa ou a empresa tem ou não valores a receber. Caso tenha dinheiro para sacar, o Sistema de Valores a Receber vai informar uma data em que a transferência estará apta a ocorrer. Essa data será um agendamento, e somente a pessoa poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência.

Há novidades no acesso ao sistema. Para fazer o resgate do dinheiro, a pessoa precisará ter uma conta na plataforma Gov.br, uma espécie de Poupatempo em nível federal.

O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo.

Para conseguir movimentar os valores, a pessoa interessada precisa preencher um cadastro de nível prata ou ouro (veja abaixo como fazer) na plataforma. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o sistema com o login registrato.

Na data agendada, será preciso acessar novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br usando seu login Gov.br nível prata ou ouro para saber qual o valor disponível para saque e só então solicitar a transferência.

Saiba como fazer o cadastro no Gov.br em 7 passos]

 

1. O que é a conta Gov.br

Se você é do estado de São Paulo, uma boa comparação é com o Poupatempo digital. O portal gov.br é algo parecido.

Você poderá criar a sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. São três níveis: ouro, prata e bronze.

2. Como criar a conta

Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br"; e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

3. Como receber o cadastro

Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado. Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos. Após esse prazo, será preciso realizar uma nova solicitação de envio.

4. Criação de senha

O último passo depois de clicar no link de ativação será informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso. Concluída essa etapa, você tem que clicar em "criar senha" e pronto. A conta no gov.br poderá ser utilizada para o cadastro no Fies (o programa de crédito estudantil), por exemplo, assim como para outros serviços do governo federal.

5. Como fazer login no portal

Com o cadastro pronto, o próximo passo é finalmente acessar a conta. Mais uma vez, acesse o portal do gov.br; clique em "acessar a sua conta gov.br"; informar o seu CPF e clicar em "próxima"; inserir a senha cadastrada e clicar em "entrar". Agora, é só utilizar a sua conta no site gov.br.

6. Entenda o que é nível da conta

Ao entrar na conta, o usuário vai saber qual é seu nível de segurança e confiabilidade. São três: ouro, prata e bronze. Eles se diferenciam em relação aos seguintes critérios: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; quais serviços públicos podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas.

7. Valores a receber: nível Prata ou Ouro

Para acessar o Sistema de Valores a Receber, do Banco Central, é necessário que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br nível prata ou ouro. Caso o seu seja o Bronze, é possível solicitar uma mudança de nível. Feito isso, o usuário estará apto para acessar o novo site para saber se tem "dinheiro esquecido" em algum banco.

(Com Agência O Globo)

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosExame HojePoupança

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame