Recebi uma doação em dinheiro. Como declaro no Imposto de Renda 2019?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 17 de março de 2019 às 11h00.
Última atualização em 17 de março de 2019 às 11h00.
Pergunta do leitor: Minha mãe me fez uma doação indireta em 2018. Pagou a entrada da aquisição de um imóvel para mim, com fundos de uma antiga poupança dela.
O saldo restante da compra financiei junto ao banco. Ela é aposentada e isenta de apresentar Declaração deImposto de Renda. Como eu declaro isso? E ela, tem que declarar?
Resposta de Eduardo Costa da Silva*:
No que tange exclusivamente ao IR, basta declarar o valor da doação indiretamente recebida na ficha correspondente na declaração anual de ajuste. Entretanto é importante observar que doações poderão estar sujeitas ao Imposto Causa Mortis e Doação – ITCMD, que é devido ao Estado, no caso do Estado de São Paulo, por exemplo, doações realizadas no ano de 2018, cujo valor não tenha sido superior a R$ 64.250,00 (sessenta e quatro mil e duzentos e cinquenta reais) seriam isentas, caso contrário deveria ter sido recolhido o ITCMD sob a alíquota de 4%. Nesse sentido é importante observar a legislação estadual aplicável ao caso concreto e efetuar a regularização do ITCMD caso seja necessária.
*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária doCosta da Silva e Fernandes Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.