Quais são os custos envolvidos no financiamento do imóvel?
Internauta pergunta se imposto, registro e taxas de serviços cobradas pela construtora são previstos por lei
Da Redação
Publicado em 4 de maio de 2015 às 12h44.
Pergunta do internauta: Comprei umapartamento na planta no valor de 355.590,00 reais, em setembro de 2011. Em fevereiro deste ano assinei o contrato de financiamento do imóvel com o banco . A construtora emitiu três boletos para pagamento: um referente ao recolhimento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), no valor de 7.241,72 reais; outro relacionado ao registro do imóvel, com custo de 4.338,57 reais; e o terceiro sobre taxas de serviços, que somam 800 reais. Esses valores são procedentes?
Resposta de Alex Strotbek*
Na compra do imóvel com financiamento bancário, o instrumento particular de compra e venda emitido pela instituição financeira, por lei, tem o mesmo efeito da escritura pública. Portanto, não há custos de cartório para a lavratura de uma escritura de compra e venda, pois o contrato do banco já é considerado como uma escritura pública.
Este é o seu caso. Portanto, os desembolsos serão: recolhimento do ITBI, que incide sobre o valor de venda do imóvel e varia conforme o município; além de custas, emolumentos, taxas e serviços para o registro da escritura pública na matrícula do imóvel.
O valor que você deverá pagar para realizar o registro no contrato de compra com financiamento imobiliário e alienação fiduciária também varia de acordo com o estado onde está localizado o imóvel .
Na matrícula do bem serão efetuados dois registros: o primeiro da "Compra e Venda" e o segundo referente à "Alienação Fiduciária" para a instituição financeira. Portanto, você precisará duplicar o valor de uma eventual tabela utilizada como referência.
Além desses registros, também podem ser cobradas outros tipos de taxas, conforme leis municipais.
Caso haja alguma dúvida, e para que você saiba claramente o que está sendo cobrado sobre os custos para o registro do seu apartamento, peça à empresa que envie o pré-cálculo detalhado do Ofício de Registro de Imóveis. No documento, estarão listados todos os valores cobrados pelo registro.
*Alex Strotbek é consultor imobiliário especializado na gestão executiva de novos negócios no mercado imobiliário nacional e internacional. Graduado em Administração de Empresas, Comércio e Contabilidade pela escola de comércio Schweizerische Alpine Schule Davos, em Graubünden, Suíça, possui expertise em contratos imobiliários de compra e venda, permutas física e financeira, incorporações e lançamentos imobiliários e já gerenciou e acompanhou diversas negociações na área – desde o desenvolvimento e planejamento, até a execução das vendas.
Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, investimentos e herança para seudinheiro_exame@abril.com.br.
Autores: Samy Dana e Miguel Longuini Editora: Saraiva
O livro explica como funciona o investimento nos títulos do Tesouro Nacional e quais são as diferenças entre as opções disponíveis no Tesouro Direto , plataforma de compra e venda dos títulos.
Criado em 2002, o Tesouro Direto vendeu mais de 14 bilhões de reais em títulos no ano passado. A aplicação de baixo risco é uma boa opção para investidore s que buscam retornos maiores do que a poupança e não gostam de correr muito risco.
O livro mostra o funcionamento dos títulos nos mínimos detalhes eutiliza conceitos de matemática financeira para explicar as formas de remuneração dos títulos.
É uma leitura essencial para quem pretende investir nos títulos públicos por conta própria, sem depender do auxílio de consultores financeiros.
Editora: Record
A trajetória do ex-bilionário Eike Batista, protagonista do maior escândalo financeiro do Brasil no ano passado,é contada pela jornalista Malu Gaspar, que tem passagens pela Revista Exame e pelo jornal Folha de S.Paulo e éeditora da revista Veja.Malu cobriu a ascensão e decadência do grupo "X" nos últimos oito anos e explica como o empresário convenceu investidores e utilizou a bolsa de valores para levantar bilhões de reais. A autora também busca comprovar, com base em documentos, que o empresário sabia que estava divulgando informações fantasiosas a investidores quando suas empresas começaram a dar prejuízo. Eike é investigado por crimes contra o mercado financeiro e levou pequenos investidores a perderem dinheiro com ações de suas empresas. O livro serve como alerta para quem aplica na Bolsa, ou pretende começar a investir em ações.
Editora: Intrínseca
O jornalista americano Michael Lewis conta nesse livro a trajetória do canadense Brad Katsuyama, que chegou à conclusão de que computadores podem competir com grandes investidores nos investimentos em bolsa. Katsuyama começou a trabalhar como funcionário de uma corretora em Wall Street a partir de 2008, aos 29 anos, e, desde então, estuda como o uso de softwares e computadores potentes está mudando o modo de investir em ações no mundo. A tecnologia já permite emitir ordens de compra e venda de papéis em milésimos de segundos. Dessa forma, é possível ampliar ganhos na bolsa com pequenas e rápidas distorções de preços. Essas operações, chamadas de trades de alta frequência, já sofreram restrições de órgãos reguladores em alguns países, que temem que as transações aumentem a especulação no mercado acionário, o que pode ter impacto negativo para quem investe na bolsa.
Editora: Campus Elsevier Entender conceitos macroeconômicos, como inflação e juros, auxilia na análise sobre onde investir. Além de traduzir o “economês” de cada termo, os autores demonstram como os indicadores de atividade econômica têm impacto no cotidiano. Para isso, utilizam linguagem simples e didática, além de exemplos concretos.