Minhas Finanças

Nervosismo com Grécia pesa sobre as bolsas europeias

As principais bolsas europeias fecharam em direções divergentes, mas perto dos níveis do fechamento anterior, em meio ao nervosismo com relação a situação da Grécia, depois que o Banco Central Europeu (BCE) disse que o projeto de lei sobre a reestruturação das dívidas das empresas e profissionais "pode ter impacto negativo na liquidez do mercado". […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

As principais bolsas europeias fecharam em direções divergentes, mas perto dos níveis do fechamento anterior, em meio ao nervosismo com relação a situação da Grécia, depois que o Banco Central Europeu (BCE) disse que o projeto de lei sobre a reestruturação das dívidas das empresas e profissionais "pode ter impacto negativo na liquidez do mercado". No geral, os ganhos do setor de tecnologia ajudou a compensar o nervosismo com relação ao lucro do setor bancário.

Em Londres, o índice FT-100 caiu 25,23 pontos (0,46%) e fechou com 5.473,48 pontos; em Paris, o índice CAC-40 subiu 0,81 ponto (0,02%) e fechou com 4.000,86 pontos; em Frankfurt, o índice Dax-30 avançou 20,14 pontos (0,34%) e fechou com 5.963,14 pontos.

Os investidores ficaram nervosos com relação a tendência dos lucros do setor bancário europeu depois que o francês Société Générale anunciou dará baixa de mais de 1,4 bilhão de euros de encargos sobre ativos de risco - o que significa que agora espera registrar "um leve lucro" no quarto trimestre de 2009.

"Com o Société Générale no rumo para um lucro por ação de pouco mais de 0,3 euro para o ano, os dividendo parecem estar em risco apesar da melhora na posição de capital e a probabilidade de uma opção scrip (dividendo distribuído com a cláusula de pagamento futuro). Reduzimos nossa previsão para 50% do nível de 2008, ou 0,6 euro", disseram analistas da Nomura.

As ações do Société Générale caíram 2,86%. As ações do BNP Paribas recuaram 0,72%, as do UBS fecharam em baixa de 1,43% e as do Barclays caíram 0,92%.

Por outro lado, as ações da alemã Infineon Technologies subiram 3,16% e deram impulso ao setor de tecnologia, depois de ter sido elevada de "reduzir" para "neutra" pela Nomura Internacional, que citou os reflexos dos fortes fundamentos do setor automotivo e multimercado.

Separadamente, analistas do Goldman Sachs acrescentaram a Infineon em sua lista de compras convictas. "Gostamos da exposição da Infineon no ciclo automotivo e industrial, com um elevado grau de eventual exposição aos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), especificamente no segmento industrial", disseram os analistas.

As ações da holandesa ASML Holding, fabricante de equipamentos de chips, subiram 1,67%, também beneficiadas pelas análises positivas do mercado. Os balanços estão na agenda das fabricantes de chips nesta semana, uma vez que a gigante americana Intel divulga seu resultado nesta quinta-feira.

Por outro lado, o aumento dos estoques pressionou os futuros de petróleo e as ações das companhias produtoras. Em Londres, as ações da Royal Dutch Shell - que ainda foram rebaixadas para "underweight" pelo Morgan Stanley - caíram 1,77%. O banco de investimentos disse que embora veja uma baixa limitada para as ações da Shell, decidiu rebaixar sua recomendação para refletir o posicionamento da carteira da companhia em relação à sua perspectiva macro de curto prazo.

Entre as montadoras, as ações da Daimler caíram 0,26% depois de ter sido rebaixada pela Exane BNP Paribas para "neutra", uma vez que as ações alcançaram o preço alvo estimado pelo banco.

Contudo, os analistas do Exane BNP Paribas disseram que aconselham a exposição no setor automotivo europeu, pelo menos até que os resultados de 2009 sejam divulgados, "uma vez que esperamos surpresas positivas". Eles elevaram sua recomendação para a francesa Renault para "outperform", citando valorização. As ações da Renault subiram 2,95%.

Em Milão, o índice FTSE/MIB subiu 75,05 pontos (0,32%) e fechou com 23.658,40 pontos; em Madri, o índice caiu 7,80 pontos (0,07%) e fechou com 11.958,30 pontos; em Lisboa, o índice PSI-20 subiu 6,21 pontos (0,07%) e fechou com 8.739,85 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Eztec pede para antecipar bônus de subscrição na Adolpho Lindenberg e deixa porta aberta para fusão

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2.782: prêmio é de R$R$ 44,3 milhões

Valores esquecidos: saiba como resgatar créditos do INSS, Nota Fiscal Paulista e prêmios de loteria

Dinheiro esquecido nos bancos deve ser sacado até o dia 16; saiba como