Meu filho fez 25 anos em 2018. Posso colocá-lo como dependente no IRPF?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 11 de março de 2019 às 12h00.
Última atualização em 15 de março de 2019 às 11h57.
Pergunta do leitor: Meu filho é estudante e completou 25 anos em agosto de 2018. Ele pode ainda ser declarado como meu dependente noImposto de Renda 2019?
Resposta de Valdir Amorim*:
Sim. O fato de ter completado 25 anos durante o ano não ocasiona a perda da condição de dependência. De acordo com as regras do Imposto de Renda pode ser considerado dependente a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.
Podem ainda ser assim considerados, quando maiores até 24 anos de idade, se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau.
Quando o contribuinte inclui um dependente na declaração, não pode apenas descontar os gastos que teve com ele, mas deve também informar seus rendimentos e todos os bens e direitos que ele possui em 31/12/2018. Veja todas as regras para declarar dependentes no Imposto de Renda 2019 .
*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário IOB, da Sage Brasil, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.