Minhas Finanças

Mesmo isento, devo declarar o IR para ganhar restituição?

Veja se você deve ou não declarar o Imposto de Renda e saiba avaliar se vale a pena fazer a declaração mesmo que a entrega não seja obrigatória


	Dinheiro: mesmo quem não é obrigado a entregar o IR pode declarar para conseguir a restituição
 (sjenner13/Thinkstock)

Dinheiro: mesmo quem não é obrigado a entregar o IR pode declarar para conseguir a restituição (sjenner13/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2016 às 07h00.

Dúvida do internauta: Tenho uma parente que nunca declarou o Imposto de Renda por ser aposentada e isenta. Porém, ela tinha algumas aplicações em um plano de previdência VGBL e no decorrer dos anos ela foi resgatando os valores até zerar a conta em 2008. Desses valores resgatados houve a retenção do IR. Como fazer as restituições dos impostos sendo que ela nunca declarou? 

Resposta da equipe de tributos diretos da Thomson Reuters*: 

O contribuinte não obrigado pode apresentar a Declaração do Imposto de Renda dentro do prazo de cinco anos do período da entrega. Assim, como a apresentação corresponderia a um período maior que cinco anos (2008 para trás), a entrega não pode ser realizada e o valor do imposto pago não será restituído.

Confira se você deve entregar o Imposto de Renda.

Além das regras de obrigatoriedade, o contribuinte deve fazer uma análise se, no caso dele, vale ou não a pena entregar o IR. É preciso avaliar se houve retenção de Imposto de Renda como antecipação do imposto devido. Se houver, é recomendável fazer a entrega da declaração, uma vez que o valor que foi retido será restituído e essa entrega o beneficiará financeiramente.

Outra situação que podemos citar é para a pessoa física que precisa de comprovação patrimonial para realização de empréstimos ou financiamentos, pois as instituições financeiras solicitam a Declaração de Imposto de Renda para comprovação de capacidade financeira.

Veja mais detalhes sobre como declarar seu IR no Guia IRPF 2016 de EXAME.com.

*Thomson Reuters é o provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais. O papel central da empresa é combinar o conteúdo relevante, a tecnologia e o conhecimento humano necessários para que os principais tomadores de decisões encontrem respostas confiáveis que respaldem suas decisões mais importantes.

Envie outras perguntas sobre Imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 86 milhões na poupança

Receita libera consulta ao segundo lote do IR 2024; veja quando a restituição será depositada

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2739; prêmio acumulado é de R$ 58,9 milhões

Extratos bancários serão padronizados a partir de julho; veja o que muda

Mais na Exame