Invest

IPVA 2026: vence hoje pagamento com desconto para placa final 7 em SP

O pagamento do IPVA é obrigatório e o atraso pode acarretar multa de 7 pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo

IPVA: tributo pode ser parcelado (Peter Dazeley/Getty Images)

IPVA: tributo pode ser parcelado (Peter Dazeley/Getty Images)

Publicado em 20 de janeiro de 2026 às 06h00.

O período para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores 2026 (IPVA) se aproxima, e é fundamental ficar atento às datas de pagamento. Isso porque cada final de placa tem seu dia. Além disso, é possível encontrar descontos para quem paga à vista.

Nesta terça-feira, 20, começa o pagamento dos veículos de placa final 7, a primeira parcela ou o pagamento único com desconto.

Os contribuintes de São Paulo têm três opções de pagamento do IPVA 2026: pagar em cota única no mês de janeiro, o que gera um desconto de 3%; quitar o IPVA integralmente em fevereiro, mas sem desconto; ou parcelar o tributo em até cinco vezes (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio).

Como é calculado o valor do IPVA?

Para chegar ao valor do IPVA, é feito um cálculo com base no valor de mercado. Esse valor, por sua vez, é baseado no preço do ano anterior da Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), geralmente de setembro a novembro.

No Rio de Janeiro, por exemplo, um Fiat Mobi fabricado em 2025, avaliado em R$ 60.496 segundo a tabela Fipe, está sujeito a uma alíquota de 4% por se tratar de um modelo flex, o que resulta em um IPVA de R$ 2.419,84 para 2026 (60.496 x 0,04).

Quais as formas de pagamento do IPVA 2026?

As informações de pagamento do IPVA estão disponíveis no Portal da Fazenda de cada estado. Sendo que a maioria deles aceita pagamento via Pix e boleto bancário.

O pagamento deve ser feito por meio de uma instituição bancária autorizada pelo estado.

O que acontece se o IPVA 2026 não for pago?

O pagamento do IPVA é obrigatório e o atraso pode acarretar multa de 7 pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo. Por isso, o proprietário deve regularizar a contribuição até a data limite do estado ou até o vencimento do licenciamento do veículo.

Acompanhe tudo sobre:IPVA

Mais de Invest

Ibovespa fecha em leve baixa e interrompe sequência de recordes

Nike vai demitir 775 funcionários para apostar em automação

Dólar fecha em baixa com aversão aos Estados Unidos às vésperas do Fed

Vale lidera perdas do Ibovespa com novo transbordamento em mina