Exame Logo

Investir em Eternit torna-se arriscado

Após decisão STF de proibir o uso de produtos de amianto, a Eternit chegou a perder 35% de valor de mercado

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter proibido nesta quarta-feira (04/06) o uso de produtos de amianto no Estado de São Paulo, a Eternit (ETER3 ) chegou a perder 35% de valor de mercado. Diante deste cenário, as corretoras, que recomendavam a compra dos papéis em maio - quando a companhia chegou a registrar lucro líquido de 249,2%, revisaram suas projeções.

A SLW e a Ágora adotaram uma mais postura radical. Com a decisão do STJ, elas passaram a indicar a venda dos papéis. De acordo com a Ágora, não há nenhum fato que possa vir alterar o cenário incerto. "Continuamos a não acreditar em recuperação dos papéis da Eternit no curto prazo. Em função disto, retiramos Eternit das nossas carteiras e recomendamos a venda destes papéis", informou.

Veja também

"A perda de um dos principais mercados consumidores é relevante e trará fortes conseqüências à sua rentabilidade e aumento de custos. Dessa forma, estamos revendo nossas premissas de avaliação da Eternit", comunicou a Planner em relatório.

O Unibanco, entretanto, divulgou comunicado afirmando que a notícia é negativa e que não é a primeira vez que isso acontece, porém ainda é muito cedo para afirmar quais serão as conseqüências. "O mérito da questão ainda não foi julgado", ressalvou. Segundo documento, a performance dos papéis ordinários da Eternit está superior ao Ibovespa (57% de alta ante 7,5% da bolsa paulista), por isso, a instituição mantém a recomendação de compra para os papéis.

A Eternit, que utliza o amianto como principal produto para fabricação de telhas e caixas d´água, alegou que ainda não houve comprovação por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que doenças tenham sido causadas no Brasil pelo uso do material.

Ontem, em teleconferência, a diretoria da empresa ressaltou o fato da empresa estar pronta para produzir seus produtos utilizando fibras sintéticas e também a dificuldade de realizar a transição do uso do amianto para o uso das fibras sintéticas. O período mínimo para essa transição sem grandes prejuízos econômicos para a sociedade seria de 5 anos. O uso do amianto é banido em dezenas de países devido a estudos que apontam que o material pode causar câncer.

Às 15h11, as ações ordinárias (com direito a voto) da Eternit estavam cotadas a 7,08 centavos, com alta de 3,5%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame