Imposto de renda: Receita alerta para golpe de antecipação da restituição
O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp
Agência de notícias
Publicado em 20 de maio de 2023 às 15h19.
A Receita Federal alertou os contribuintes na sexta-feira, 19, para terem cuidado com sites de empresas que prometem antecipação de restituição do Imposto de Renda. Prometendo vantagens financeiras, as supostas empresas obtêm dados, documentos e informações fiscais das vítimas.
"Em alguns casos, muitas solicitam até o pagamento de taxas a fim de ‘acelerar’ a antecipação da restituição do imposto de renda. Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal", escreveu a Receita em nota no seu site oficial.
Como funciona o golpe?
O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do governo federal, simulando até o design e a aparência da Receita ou do Governo Federal. No conteúdo do portal, há a opção de receber antecipadamente altos valores de restituição da declaração.
A Receita Federal já recebeu mais de 26 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física este ano. A expectativa é de que 39,5 milhões de declarações sejam entregues até o dia 31 de maio.