GP Investments capta mais de R$ 318 mi com nova oferta
Desde quando a empresa comunicou sobre a oferta, os preços dos papéis subiram 13%.
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A gerenciadora de fundos de private equity GP Investments, do Grupo GP, anunciou nesta segunda-feira que captou 318,9 milhões de reais com a segunda emissão de papéis no Brasil. De acordo com o prospecto da CVM (Comissão de Valores Mobilários), a empresa emitiu 5,404 milhões de certificados representativos de ações de empresas com sede no exterior (BDRs, da sigla em inglês Brazilian Depositary Receipts ), ao preço de 59 reais cada. A oferta brasileira faz parte de uma oferta global de ações classe A da empresa, exclusivamente no exterior, para investidores institucionais estrangeiros. Não houve o lote adicional de 20%.
A partir de amanhã, os novos títulos passam a ser negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). E, conforme o desempenho das BDRs, a GP Investments poderá colocar à venda o lote suplementar de 15%, decisão a ser tomada nos próximos 30 dias. Desde quando a empresa comunicou sobre a oferta, os preços dos papéis já subiram 13%. O fato deve-se à recuperação do mercado acionário e ao marketing feito pelos bancos que coordenam a operação, o Credit Suisse e o Citigroup.
A GP Investments tem sede em Bermudas e é listada na Bolsa de Valores de Luxemburgo. No ano passado, os ativos da empresa cresceram 36%, atingindo 1,55 bilhão de dólares. Sua receita atingiu 369,3 milhões de dólares, com avanço de 734% sobre os 44,3 milhões de dólares obtidos em 2006. Entre outras empresas, a GP tem participações em empresas como a administradora de shopping centers BR Malls, a rede de churrascarias Fogo de Chão, da fabricante de refratários Magnesita e da rede de hotéis LAHotels.