Entenda a situação da sua declaração de Imposto de Renda
Veja como consultar se sua restituição foi liberada e o que significa a mensagem que aparece no seu extrato
Júlia Lewgoy
Publicado em 20 de agosto de 2016 às 06h00.
São Paulo - Até 15 de dezembro, a Receita Federal ainda vai liberar quatro lotes de restituição do Imposto de Renda 2016 e de declarações de 2008 a 2015 que caíram na malha fina .
Se ainda aguarda a sua, pode acessar a página da Receita na internet para consultar a situação da sua declaração. Não entende o que significa a mensagem que aparece no seu extrato? EXAME.com explica a seguir:
Em processamento
A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.
Em fila de restituição
O documento foi processado, mas o valor ainda não foi disponibilizado no banco. Para receber a restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Processada
A declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado. Ele pode ser revisto em até cinco anos.
Com pendências
Durante o processamento da declaração, a Receita encontrou pendências de informações. O contribuinte deve regularizá-las.
Em análise
A declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou ainda não terminou a análise dos documentos entregues.
Retificada
A declaração anterior foi substituída integralmente pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.
Cancelada
A declaração foi cancelada por decisão da Receita ou solicitação do contribuinte.
Tratamento manual
A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.
Como consultar se sua declaração foi liberada
Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita na Internet e informar o CPF e o ano da declaração que você deseja consultar. Extratos de declarações dos anos de 2008 a 2015 que estavam na malha fina também podem ser consultados.
A página informará se a sua restituição será liberada no próximo lote ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a sua restituição deve ficar para os próximos lotes.
O contribuinte também pode checar se a sua declaração será liberada ao ligar para o Receitafone, pelo número 146, ou ao acessar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones (disponível para iOs e Android ).
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, por meio Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado em sua conta corrente, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Veja o calendário de lotes que ainda faltam
Lote | Data |
---|---|
4º | 15 de setembro |
5º | 17 de outubro |
6º | 16 de novembro |
7º | 15 de dezembro |
Do dia 5 a 7 de maio, o depósito do GRU ficou aberto para visitação dos interessados nos produtos, que chegam por quase metade do seu valor de mercado. Quando não são vendidos, os artigos confiscados de pessoas físicas, jurídicas e cargas ficam armazenados até a próxima venda.
Entre os 164 lotes disponíveis no sistema eletrônico de leilão da Receita Federal, há itens como bicicletas, cafeteiras, guitarras, perfumes, pranchas de surf e câmeras fotográficas.
Com um lance mínimo de R$ 500, por exemplo, o comprador pode faturar uma bicicleta importada ou um tocador de discos de vinil.
Já com o valor mínimo de 35 mil reais, é possível dar o lance em um lote que inclui uma mesa de jantar em mármore com um conjunto de dez cadeiras.
De acordo com a assessoria de imprensa da alfândega de Guarulhos, só no ano passado mais de 606 mil passageiros internacionais tiveram suas bagagens apreendidas. Isso quer dizer que, por dia, mais de 1,6 mil malas foram vistoriadas.
Em entrevista ao Jornal Hoje, o auditor fiscal da Receita Federal informou que a expectativa de arrecadação supera 550 mil reais.
Veja, nas imagens, os produtos mais incomuns.