Exame Logo

Enchentes no RS: governo prorroga o prazo de pagamento do IPVA 2024

Contribuintes também terão os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, que podem reduzir o valor do tributo em até 20%

Aerial view of flooded streets during rescue operations in the Sao Jao neighborhood of Porto Alegre, Brazil, taken on May 6, 2024, following torrential storms in southern Rio Grande do Sul state. The rains may have abated, but floodwaters on Monday continued their assault on southern Brazil, with hundreds of municipalities in ruins amid fears that food and drinking water may soon run out. Since the unprecedented deluge started last week, at least 83 people have died and 129,000 were ejected from their homes by floods and mudslides in Rio Grande do Sul state, authorities said. (Photo by Florian PLAUCHEUR / AFP) (Florian PLAUCHEUR/AFP)
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 28 de maio de 2024 às 15h38.

Última atualização em 28 de maio de 2024 às 15h39.

O governo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 28, anunciou a prorrogação do prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ( IPVA ) 2024. A mudança vale para pagamento em cota única e parcelado.

De acordo com o decreto divulgado no Diário Oficial, o prazo de vencimento do tributo para pagamento à vista foi prorrogado para 28 de junho. Antes, a data final de quitação estava prevista para 30 de abril.

Veja também

Para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado, as parcelas de abril, maio e junho foram unificadas e podem ser quitadas também até o dia 28 de junho. Com a mudança, houve uma queda da possibilidade de quitação das três parcelas de forma separada.

Os contribuintes ainda terão os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, que podem reduzir o valor do tributo em até 20%, caso obtenham a cota máxima de cada benefício. O programa Bom Motorista, por exemplo, oferece um desconto de até 15% para aqueles que estão há três anos sem cometer infrações de trânsito. Já o programa Bom Cidadão oferece um desconto de 5% para quem tiver, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.

Estado de calamidade

As mudanças que flexibilizam os prazos de pagamento foram motivadas pela situação de calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul, para ajudar a população a ficar em dia com suas obrigações fiscais.

Segundo o governo gaúcho, o sistema informatizado de pagamento do IPVA voltou a funcionar nesta segunda-feira, 27, após mais de 20 dias fora de operação devido ao desligamento do data center da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul) por medidas de segurança em decorrência das enchentes.

Veja o calendário de pagamento do IPVA 2024 no Rio Grande do Sul

Como fazer o pagamento do IPVA?

Pelo sistema da Receita Estadual, o contribuinte pode pagar o IPVA por meio do aplicativo ou site do IPVA, preenchendo os campos indicados com o código Renavam e a placa do carro nos bancos. O acesso é feito por meio do gov.br, o mesmo utilizado para acessar os serviços do governo federal.

O imposto pode ser pago pela rede credenciada, que inclui Banrisul, Bradesco (somente para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente para correntistas) e nas lotéricas da Caixa Econômica Federal. O pagamento por Pix também está disponível em mais de 760 instituições.

Acompanhe tudo sobre:IPVARio Grande do SulEnchentes no RS

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame