EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Grandes bancos americanos, incluindo Citigroup, Bank of America e JPMorgan Chase, anunciaram nesta segunda-feira (15/10) que vão criar um fundo para garantir a liquidez do mercado de crédito nos Estados Unidos, fortemente abalado pela recente crise hipotecária. O valor oficial do aporte ainda não foi divulgado, mas fontes ouvidas por veículos internacionais, como The Wall Street Journal e Financial Times, destacam cifras entre 75 bilhões de dólares e 100 bilhões de dólares.
Apesar de ter participado da criação do produto, o Tesouro americano afirma que não irá contribuir com recursos. A expectativa é de que o fundo, batizado de M-LEC (sigla em inglês para canal mestre para aumento de liquidez), entre em funcionamento num prazo de 90 dias, atuando diretamente na negociação de commercial pappers (notas promissórias) emitidos por SIVs, empresas criadas pelos bancos para atuar no mercado de crédito.
Os SIVs tomam recursos emprestados no curto prazo a taxas baixas - emitindo commercial pappers - e emprestam os recursos no longo prazo, cobrando taxas maiores. O ganho vem da diferença entre as taxas (spread). Desde o início da crise do subprime, no entanto, os SIVs não encontram compradores para esses papéis, o que tem provocado grandes prejuízos para os bancos. O Citigroup, por exemplo, anunciou hoje que seu lucro caiu 57%, para 2,38 bilhões de dólares no terceiro trimestre.
O M-LEC comprará dos SIVs os commercial pappers lastreados em recebíveis classificados como de boa qualidade, permitindo que as instituições dêem continuidade às suas operações.