Exame Logo

Auxílio emergencial: veja quem recebe a 1ª parcela nesta terça-feira

Para os trabalhadores do cadastro único ou que se inscrevem pelo site, o pagamento do auxílio foi escalonado pelas datas de nascimento

Auxílio emergencial: O valor médio do benefício será de 250 reais, variando de 150 reais a 375 reais, a depender do perfil do beneficiário (Eduardo Frazão/Exame)

Karla Mamona

Publicado em 27 de abril de 2021 às 06h08.

A Caixa paga nesta terça-feira, 27, a primeira parcela do auxílio emergencial para os nascidos em outubro. O valor será creditado na conta poupança social digital. Os beneficiários do Bolsa Família com final do NIS número 7 também recebem o benefício.

É hora de mudar de casa? Alugar ou comprar, e como? A EXAME Academy ajuda você

Veja também

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. O saque do dinheiro será liberado a partir do dia 13 de maio.

Para os trabalhadores do cadastro único ou que se inscrevem pelo site, o pagamento do auxílio emergencial foi escalonado pelas datas de nascimento dos beneficiários. Na próxima quarta-feira , 28, os nascidos em novembro receberão o benefício. Já no dia 29 é a vez dos nascidos em dezembro.Veja o calendário de crédito e de saque abaixo:

 

-(Caixa/Divulgação/Divulgação)

-(Caixa/Divulgação/Divulgação)

No caso do Bolsa Família, o recebimento do dinheiro segue o calendário normal do programa, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no dia 16 de abril e será paga até 30 de abril. Para quem recebe por meio da poupança Social digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão. Veja o calendário abaixo:

Calendário Auxílio Emergencial 2021 - Bolsa família (Caixa/Reprodução)

Quem tem direito ao auxílio emergencial em 2021?

Pelas novas regras, estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não haverá uma nova fase de inscrições. O recebimento do benefício está limitado a uma pessoa por família, mesmo que o grupo familiar conte com mais de uma pessoa com direito ao auxílio.

Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso. A família receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do auxílio emergencial.

O valor médio do benefício será de 250 reais, variando de 150 reais a 375 reais, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família.

Acompanhe tudo sobre:Auxílio emergencialBolsa famíliaCaixaDinheiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame