Exame Logo

App mostra qual investimento de renda fixa é mais rentável

Ferramenta compara rendimentos de aplicações em renda fixa

Aplicativo Renda Fixa compara a rentabilidade de investimentos oferecidos por diversas corretoras (eskaylim/Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 05h00.

Última atualização em 19 de julho de 2018 às 11h23.

  • 2. Aplicativo Renda Fixa

    2 /2(Divulgação/RendaFixa)

  • Veja também

    São Paulo - O aplicativo Renda Fixa permite verificar em poucos cliques quais aplicações financeiras dentre as mais conservadoras oferecidas por diversas corretoras são as mais rentáveis.

    A ferramenta, disponível gratuitamente para aparelhos móveis com sistema Android, iOS, Windows Phone e também pelo Facebook, compara títulos públicos , títulos bancários e cotas de fundos de investimento . Até o final do ano, o aplicativo também poderá ser utilizado pelo site.

    As aplicações incluídas no app são oferecidas por 18 corretoras independentes ou ligadas a bancos. Entre elas estão a Intermedium, Sofisa , XP Investimentos , Rico, Órama, Ativa, Guide e Easynvest . O objetivo é incluir dados de mais corretoras ao longo do tempo.

    A ferramenta inclui dados sobre dez tipos de investimentos : Certificado de Depósito Bancário ( CDB ), Letra de Crédito Imobiliário ( LCI ), Letra de Crédito do Agronegócio ( LCA ), Letras de Câmbio (LC), debêntures , Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), Recibo de Depósito Bancário (RDB) e títulos públicos comercializados pela plataforma Tesouro Direto ( veja quais são as sete maiores armadinhas dos investimentos de renda fixa ).

    Para investidores iniciantes, o aplicativo tem um menu explicativo sobre as características de cada aplicação.

    Enquanto as informações sobre títulos públicos são atualizadas a cada minuto, dados sobre títulos privados e cotas de fundos são atualizados a cada cinco minutos.

    A procura por investimentos no aplicativo pode ser filtrada por rendimento (taxa de retorno), data de vencimento, valor da aplicação e tipo de investimento.

    O rendimento divulgado pelo aplicativo não considera o desconto do Imposto de Renda (IR), que incide sobre a maioria dos investimentos. Mas a partir do mês que vem a ferramenta também irá divulgar a rentabilidade líquida de cada aplicação, já com o desconto do IR. Bastará clicar em cada investimento para visualizar o dado.

    Por enquanto, é necessário considerar a incidência do imposto ao comparar investimentos diferentes. Enquanto LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e debêntures incentivadas são isentas de IR, os outros investimentos sofrem desconto da tabela regressiva do imposto no momento do resgate.

    Na tabela regressiva, a alíquota do imposto que incide sobre aplicações de até 180 dias é de 22,5%. Esse valor diminui para 20% no caso de aplicações de 181 a 360 dias. Para investimentos com prazo de 361 a 720 dias, a alíquota cobrada é de 17,5%, enquanto para aplicações acima de 720 dias a alíquota é de 15%.

    Ajuda

    O usuário do app tem a opção de tirar dúvidas sobre os investimentos com agentes autônomos e planejadores financeiros certificados em um chat dentro do próprio aplicativo. Também é possível interagir com outros usuários da ferramenta pelo chat e também em um fórum incluído na ferramenta.

    Acompanhe tudo sobre:Androidaplicacoes-financeirasAppsApps AndroidApps para iPhoneCDBCorretorasDebênturesEasynvestFundos de investimentoiPhoneLCALCIMercado financeirorenda-fixa

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame