Minhas Finanças

Ações do banco Bear Stearns despencam com rumor sobre liquidez

Papéis caem até 14% porque o banco, o segundo maior emissor de papéis hipotecários, poderia ficar sem dinheiro para honrar compromissos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações do banco Bear Stearns, segundo maior emissor de títulos lastreados por hipotecas, registram forte queda nesta segunda-feira com rumores de que poderá ficar sem dinheiro para honrar seus compromissos financeiros. Os papéis do banco chegaram a cair 14% e atingir a mínima de 60,26 dólares na Bolsa de Nova York. Trata-se do menor preço desde março de 2003.

Os investidores estão vendendo agressivamente as ações da instituições devido a rumores de que o banco ficará insolvente. Assim como outros bancos de Wall Street, o Bear Stearns sofreu perdas bilionárias com a crise do subprime. A instituição carregava em sua carteira papéis atrelados a créditos imobiliários de difícil recuperação, Principalmente por esse motivo, a empresa teve no quarto trimestre o primeiro prejuízo de sua história, de 854 milhões de dólares.

Um novo resultado ruim é esperado para os primeiro três meses deste ano, o que também favorece o desempenho ruim das ações do banco.

Em entrevista ao canal de televisão CNBC, Alan Greenberg, membro do conselho do Bear Stearns, disse que os rumores são "ridículos".

Subprime

A chamada crise do subprime começou em julho do ano passado, quando o mercado começou a vender por preços muito baixos papéis ligados a créditos hipotecários devido ao aumento de risco de inadimplência. Com o estouro da bolha imobiliária e a queda dos preços dos imóveis nos EUA, muitos mutuários deixaram de pagar as prestações de suas casas. Apesar de repassarem boa parte dos papéis hipotecários a fundos e investidores, os bancos americanos possuíam bilhões de dólares investidos nesses títulos. Desde julho, as instituições financeiras já reconheceram um prejuízo de cerca de 200 bilhões de dólares com papéis hipotecários. Mais perdas devem ser reconhecidas nos próximos balanços dos bancos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

6 direitos que você tem ao comprar produtos durante a Black Friday

Quais sites evitar na Black Friday 2024? Veja lista

Black Friday 2024: quais são os golpes mais comuns e como se proteger

Ampliação de portfólio e aposta Open Finance: a estratégia do Bom Pra Crédito para crescer