Exame Logo

Ações da Nossa Caixa disparam 31,52% com possível venda ao BB

Na outra ponta, as ações do Banco do Brasil fecharam em forte queda

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações da Nossa Caixa dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta sexta-feira (23/5) com a notícia de que a instituição pode ser vendida para o Banco do Brasil. As ações ordinárias (BNCA3) da instituição encerraram o dia com alta de 31,52%, cotadas a 36,30 reais. Foi, de longe, a maior alta do dia entre os papéis que compõem o Ibovespa, principal indicador da bolsa. Para se ter uma idéia, a segunda ação mais valorizada nesta sexta foi a preferencial da Sadia (SDIA4), que avançou 4,46%, a 13,10 reais. Pressionada pelo cenário externo, a Bovespa fechou o dia com queda de 1,17%, a 71.452 pontos.

A escalada da Nossa Caixa na bolsa foi a resposta dos investidores ao anúncio, na quarta-feira (21/5), véspera de feriado, de que o Banco do Brasil e o governo paulista iniciaram uma negociação para a venda da instituição. Para que a negociação seja formalizada, é necessária a autorização da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Veja também

Na outra ponta, as ações ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) fecharam o pregão em queda de 2,81%, negociadas a 28,33 reais. Em relatório, a corretora Ativa considerou a notícia "marginalmente negativa" para o Banco do Brasil. O motivo é que a compra da Nossa Caixa afetaria negativamente os futuros resultados do banco federal, porque parte do fluxo de caixa da instituição paulista está comprometida com o pagamento pela compra da folha de servidores do estado. O pagamento pela folha foi realizado à vista, mas a sua contabilização foi diferida em cinco anos.

Itaú, Bradesco e Unibanco questionaram a operação, informando que também têm interesse na aquisição da Nossa Caixa e defendendo a realização de um leilão para escolher quem levaria o banco. As ações PN do Itaú caíram 0,33%, as PN do Bradesco cederam 0,08% e as Units do Unibanco recuaram 1,51%

Com informações da Agência Estado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame