Exame Logo

Acionistas da Bovespa e da BM&F aprovam fusão

Ações das duas instituições serão trocadas apenas após a obtenção de registro de companhia aberta da BM&F Bovespa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Os acionistas da Bovespa Holding e da BM&F S.A. aprovaram nesta quinta-feira a criação da BM&F Bovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. Em quatro assembléias, realizadas na sede da Bovespa, também foram eleitos os novos membros do conselho de administração da companhia.

A BM&F Bovespa S.A. será listada no Novo Mercado depois de obtido o seu registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Até lá, as ações hoje listadas como BOVH3 e BMEF3 continuarão a ser negociados normalmente. Depois, cada ação da BM&F será trocada por uma da BM&F Bovespa. Já cada papel da Bovespa vai virar 1,428 ação da nova bolsa. Além disso, os atuais acionistas da Bovespa vão receber um total de 1,24 bilhão de reais, divididos proporcionalmente, para compensar o valor de mercado maior da Bovespa na época do anúncio da fusão.

Veja também

Até 31 de dezembro, a nova companhia será dirigida por um comitê de transição, que inclui os co-presidentes Raymundo Magliano Filho e Manoel Felix Cintra Neto, antigos presidente da Bovespa e da BM&F, respectivamente. Também farão parte do comitê os diretores Gilberto Mifano e Edemir Pinto. Mifano acumulará o cargo de diretor de relações com investidores e Pinto será também o diretor financeiro. O comitê será responsável por indicar, num prazo de 60 dias, o novo presidente do conselho de administração e o novo diretor-presidente da BM&F Bovespa S.A.

O Conselho de Administração da BM&F Bovespa S.A. é composto por 18 membros, sendo dez independentes e oito representantes do mercado. Os conselheiros independentes são Alvaro O. L. Musa dos Santos, Ary Oswaldo Mattos Filho, Gustavo Henrique de Barroso Franco, José Roberto Mendonça de Barros, Luiz Felipe Palmeira Lampreia, Luiz Fernando Figueiredo, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Marcelo Fernandes Trindade, Pedro Pullen Parente e Roberto Rodrigues. Já os conselheiros que representam o mercado são Alfredo Egydio Setubal, Craig Donohue, Julio de Siqueira Carvalho de Araújo, Manoel Felix Cintra Neto, Manoel Horácio da Silva, Nelson Bizzacchi Spinelli, Raymundo Magliano Filho e Rene Marc Kern.

A nova companhia é a terceira maior bolsa do mundo e a segunda das Américas em valor de mercado. Também é líder na América Latina nos segmentos de ações e derivativos, com participação de aproximadamente 80% do volume médio diário negociado com ações e mais de US$ 67 bilhões de negócios diários no mercado futuro. A bolsa já tem um novo site, acessado pelo endereço http://www.bmfbovespa.com.br.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame