Mercados

Veja o que importa para os mercados nesta quinta-feira

Investidor acompanha IPCA de 2012, juro na Europa e indicadores nos EUA


	Mercado especula um eventual corte de juro na zona do euro nesta quinta-feira
 (Hannelore Foerster/Getty Images)

Mercado especula um eventual corte de juro na zona do euro nesta quinta-feira (Hannelore Foerster/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 04h48.

São Paulo – Os investidores terão uma quinta-feira agitada. No Brasil, o indicador mais importante do dia é de longe o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) pelo IBGE às 9h. A expectativa dos analistas da Concórdia é de uma variação no mês de dezembro de 0,74% e, em 2012, de 5,78%.

“O destaque ainda são os preços do grupo de alimentos, que apresentaram inflação elevada durante todo o ano. Na margem, a ligeira desaceleração em relação ao IPCA-15 (0,69%) do período pode ser creditada, principalmente, à perda de impacto do reajuste de energia elétrica no Rio de Janeiro”, explicam os economistas do Santander, em relatório.

Europa

Na zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) anuncia a sua decisão sobre a taxa de juro na região, hoje em 0,75%, às 10h45. A expectativa consensual é de manutenção, mas as especulações sobre um eventual corte têm crescido nos últimos dias por conta de dados fracos da economia da região.

A Alemanha, principal economia da região, disse na quarta-feira que a produção industrial do país menos do que o previsto em novembro devido a uma queda acentuada na produção de energia e bens de consumo. O índice subiu 0,2%, ante a expectativa de avanço de 1%. O Banco Central da Inglaterra também se reúne hoje, às 10h.

Estados Unidos

Nos EUA, a principal atenção está voltada para os números dos estoques no atacado, às 13h. A expectativa, segundo o site Briefing.com, é de um crescimento de 0,2% no mês de novembro. Em outubro, o indicador apresentou um avanço de 0,6%.

Petrobras

A estatal disse em um comunicado enviado ontem à noite que o poço de extensão 3-BRSA-1128-ESS, cujo objetivo é a delimitação de acumulação, confirmou a ocorrência de petróleo leve e gás em reservatórios arenosos no pós-sal da Bacia do Espírito Santo. A descoberta da acumulação já havia sido anunciada em 17 de dezembro de 2010.


Ratings para Marfrig

A Standard and Poor’s disse ontem após o fechamento dos mercados que atribuiu a nota B+ à emissão da Marfrig (MRFG3) de notas no valor de 300 milhões de dólares, com vencimento em 2017. Esta emissão, em conjunto com a recente oferta de ações da empresa, com a qual a captou cerca de 1 bilhão de reais, melhorará a estrutura de capital da empresa, diz a agência.

Herbalife

A empresa Herbalife, que nas últimas semanas sofreu um ataque especulativo de Bill Ackman, da gestora Pershing Square Capital Management, realiza hoje uma reunião com investidores e analistas para tratar das acusações de que a companhia estaria sustentada em uma espécie de esquema de pirâmide.

Resultados nos EUA

Nos Estados Unidos, o calendário de resultados trimestrais que começou nesta semana continua, mas sem um grande destaque. Depois da publicação dos números da mineradora Alcoa, que deu início à temporada com números bem recebidos, o principal evento será o balanço do banco Wells Fargo, programado para o dia 11, sexta-feira. A expectativa do consenso, segundo o site Briefing.com, é de um crescimento de aproximadamente 20% no lucro líquido por ação.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol