Exame Logo

Tudo o que você precisa saber antes de o mercado abrir

Medida Provisória para intervenção na Oi já está pronta, e deve permitir atuação do governo por três anos

Oi: intervenção do governo deve durar um ano, prorrogáveis por até mais dois (Facebook/Oi/Reprodução)

Luísa Granato

Publicado em 31 de março de 2017 às 07h13.

Última atualização em 31 de março de 2017 às 07h25.

São Paulo – Leia as principais notícias desta sexta-feira (31) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Medida Provisória vai autorizar intervenção na Oi por até três anos. Segundo o Valor Econômico, o texto da medida já está pronto e deve ser publicado nos próximos dias. A minuta permite uma intervenção por um ano, prorrogável só uma vez por até dois anos.

Veja também

Eike Batista negocia delação com procuradores. Preso em Bangu, o empresário teria começado a negociar acordo com o MPF para tentar se livrar da prisão.

Temer estuda enviar MP ao congresso para proteger trabalhadores de terceirização. A ideia é enviar a medida no mesmo dia em que a proposta de terceirização atual for sancionada, com vetos parciais. O governo quer evitar críticas sobre retirada de direitos dos trabalhadores.

Política e mundo

Aécio pede cautela no PSDB quanto a candidatura de Doria. O presidente nacional do partido se pronunciou sobre a euforia com a presença do prefeito na corrida ao Planalto em 2018 afirmando: "O que digo a quem me pergunta é que, numa hora dessas, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".

Ministro do TSE aguardará relator para decidir pedido de vista. O julgamento sobre abuso de poder pela chapa Dilma-Temer foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira, 4.

CMN reduz juros de financiamentos do BNDES para 7% ao ano. O conselho tomou a decisão em reunião extraordinária ontem (30), uma vez que o encontro mensal do colegiado seria só hoje (31).A queda da TJLP foi possível por causa da redução da taxa Selic, juros básicos da economia.

Governo reduz taxa de juros de empréstimos consignados. Com as mudanças, a equipe econômica do governo estima que serão cobrados R$ 3,7 bilhões a menos nas operações de crédito esse ano.

Venezuela tem enxurrada de críticas por “ruptura constitucional”. Na quarta,o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) assumiu as funções do Parlamento, decisão qualificada por sua ampla maioria opositora como “um golpe de Estado”. Entenda os cinco pontos-chave da crise venezuelana.

Enquanto você desligou...

Volkswagen dará férias coletivas a funcionários de Taubaté. A medida vale para cerca de 3,6 mil trabalhadores, de um total de 4 mil – somente os empregados das áreas da fábrica que não podem parar, como manutenção, seguirão com as atividades.

Eldorado adia balanço auditado de 2016, receita cai 10%. A companhia informou na quinta-feira que a receita líquida de 2016 somou 2,908 bilhões de reais, uma queda de cerca de 10 por cento sobre o faturamento de 3,237 bilhões de 2015.

Uber faz acordo com órgão regulador após multa de US$11,4 mi. A comissão multou o Uber em abril do ano passado após concluir que a empresa forneceu 122.998 viagens na Pensilvânia entre fevereiro e agosto de 2014 sem ter autorização prévia e por obstruir uma investigação do Estado sobre suas operações.

Agenda do dia

Nesta sexta-feira, o Pnad divulga a taxa de desemprego nacional de fevereiro e o Banco Central, o IBC-Br. O Reino Unido mostra seu PIB do 4º trimestre. Nos Estados Unidos, saem os gastos pessoais e renda pessoal de fevereiro. Também sai o sentimento do consumidor de março medido pela Universidade de Michigan.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame