Exame Logo

Taxa de juros da dívida portuguesa sobe para novo recorde

Taxa mantém trajetória de alta na semana e chega a 7,63%; governo já disse um valor acima dos 7% pode obrigar o país a pedir ajuda internacional

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos: temores sobre um pedido de ajuda
DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2011 às 08h29.

Lisboa - A pressão sobre a dívida soberana portuguesa voltou a subir nesta quinta-feira a índices históricos e a taxa de juros dos títulos portugueses a 10 anos se situou em 7,63%.

A elevada penalização sobre os bônus portugueses reflete as dúvidas dos investidores acerca do estado de suas finanças, apesar das tentativas do Governo do país emitir sinais de confiança aos mercados.

Veja também

A penalização sobre a dívida soberana lusa se situou no início desta semana ligeiramente acima de 7% e aumentou de forma drástica nesta quinta-feira.

De fato, só entre 6h30 e 7h30 do horário de Brasília, a pressão sobre os bônus lusos a 10 anos aumentou em mais de dois décimos, de 7,41% para 7,63%.

O próprio ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, reconheceu no mês de outubro do ano passado que se a penalização de sua dívida soberana ultrapassasse a barreira de 7%, o país entraria em risco de ter de solicitar o resgate da União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaMercado financeiroPiigsPortugalTítulos públicos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame