Mercados

S&P corta rating da Samarco e mantém observação negativa

A Standard and Poor's rebaixou em dois degraus os ratings da Samarco Mineração devido a incertezas causadas pelo rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais


	A agência de classificação de risco Standard and Poor's: rating em escala global foi cortado para "BB-" ante "BB+"
 (Eric Piermont/AFP)

A agência de classificação de risco Standard and Poor's: rating em escala global foi cortado para "BB-" ante "BB+" (Eric Piermont/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2015 às 21h28.

São Paulo - A agência de classificação de risco Standard and Poor's rebaixou em dois degraus nesta segunda-feira os ratings da Samarco Mineração, joint venture da brasileira Vale e da anglo-australiana BHP Billiton, devido a incertezas causadas pelo rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais.

O rating em escala global foi cortado para "BB-" ante "BB+", enquanto a nota em escala nacional foi rebaixada para "brA-" de "brAA+". A agência manteve a observação negativa dos ratings para possível novo rebaixamento.

"Estas ações refletem dificuldades da Samarco para recuperar suas operações, possíveis multas e fluxos de caixa fracos que estão minando as finanças da empresa, aumentando os passivos e enfraquecendo a liquidez", disse a S&P.

No início do mês, a barragem de rejeitos de Fundão, da unidade de Germano, se rompeu causando mortes e o maior desastre ambiental do país. Desde então, a unidade de produção de pelotas de minério da Samarco está paralisada.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado financeiroAgências de ratingSamarcoStandard & Poor'sRating

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?