Exame Logo

Receios com Espanha moderam rali nas bolsas europeias

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais bolsas europeias, sobe 0,19%, aos 995,11 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2012 às 08h57.

Londres - As bolsas de valores europeias subiam nesta segunda-feira após os resultados das eleições da Grécia , que diminuíram a probabilidade de uma saída repentina do país da zona do euro, mas persistentes temores com os problemas da dívida da Espanha e Itália limitarem o alívio na sessão.

O índice FTSEUROFIRST 300, que reúne as principais bolsas europeias, subia 0,19 por cento, às 8h00 (horário de Brasília), com 995,11 pontos.

Veja também

Durante uma sessão volátil pela manhã, os índices abriram no positivo mas, após uma alta nos rendimentos dos títulos dos governos italiano e espanhol, as bolsas passaram para território negativo e depois conseguiram se recuperar novamente.

O operador da Hartmann Capital Basil Petrides afirmou que os mercados de ações encontraram algum apoio na reunião de líderes do G20 nesta semana no México, com muitos aguardando novas injeções de liquidez nos mercados.

"O fato de o G20 estar no plano de fundo, com seu dedo no gatilho, pronto para agir, está ajudando a dar suporte aos mercados de ações", disse Petrides.

As eleições na Grécia deram uma pequena maioria parlamentar aos partidos favoráveis ao plano de resgate, que estão comprometidos em manter o endividado país dentro da zona do euro.

O índice referencial da bolsa de Atenas, que havia caído para mínimas históricas, subiu mais de 6 por cento, enquanto o índice de ações de bancos gregos ganharam mais de 11 por cento.

Analistas alertaram que, apesar dos resultados das eleições gregas, a crise da zona do euro estava longe de acabar, enquanto receios com a os bancos endividados da Espanha e preocupações de que um contágio da turbulência pode se espalhar para a Itália, permanecem.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame