Petróleo opera em alta com indicador industrial da China
O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial da China subir para 50,5 em setembro, de 50,2 em agosto
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2014 às 07h59.
Londres - Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta terça-feira, 23, após o índice de gerentes de compras ( PMI ) do setor industrial da China subir para 50,5 em setembro, de 50,2 em agosto, segundo números preliminares do HSBC. A tendência de alta também é direcionada por tensões geopolíticas no Oriente Médio.
Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra vários alvos na Síria, com o objetivo de combater extremistas do movimento Estado Islâmico. Embora a Síria não seja um grande país produtor de petróleo, as ofensivas representam uma intensificação das tensões na região, o que poderia acrescentar algum prêmio de risco para os preços do petróleo.
Analistas alertam, no entanto, que os ganhos de preços nesta terça-feira podem ser de curta duração. "Se os dados positivos divulgados pela China serão suficiente para dissipar quaisquer preocupações sobre a demanda é algo duvidoso", disseram analistas do Commerzbank em nota a clientes.
Três agências de energia reduziram suas previsões para a demanda mundial de petróleo no mês passado, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) indicou que pode precisar cortar a produção no próximo ano para lidar com o excesso de oferta.
Às 7h35 (de Brasília), o Brent para novembro subia 0,32%, a US$ 97,28 por barril, enquanto o petróleo para novembro negociado na Nymex avançava 0,42%, a US$ 91,25 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.