Mercados

Após tombo histórico, Petrobras segue em alta no Ibovespa

Os papéis acompanham a alta do barril de petróleo (brent) que subia 8,12%, sendo vendido a 37 dólares o barril

 (Paulo Whitaker/Reuters/Reuters)

(Paulo Whitaker/Reuters/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 10 de março de 2020 às 10h45.

Última atualização em 10 de março de 2020 às 13h16.

São Paulo - Após o tombo de 30%  das ações e perder mais de 90 bilhões de reais em valor de mercado na tarde de ontem, as ações da Petrobras abriram o pregão em alta na manhã desta terça-feira (10). Logo na abertura, as ações preferenciais subiam 16,03% e as ordinárias 16,73%.

Já por volta das 13h15, as ações amenizavam os ganhos e subiam 3,68% (PETR4) e 3,37% (PETR3).

Os papéis acompanham a alta do barril de petróleo (brent) que subia 8,12%, sendo vendido a 37 dólares o barril. Na madrugada de domingo, os preços do petróleo desabaram após a Arábia Saudita, maior exportador mundial da commodity, aumentar as tensões com um plano de ampliar a produção. 

Hoje pela manhã, um porta-voz da Casa Branca afirmou que o Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, conversou com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, em um telefonema na segunda-feira para discutir sobre os mercados globais de energia, entre outros assuntos.

Somado a isso, a declaração de Trump,  de que a sua equipe irá discutir diversas medidas de incentivo econômico com o Senado – inclusive uma possível redução de tributos trabalhistas – trouxe alívio adicional aos mercados. 

“Além de ressaltar a preocupação do presidente, a iniciativa também serve como mais um indicativo de que os governos estão preparados para agir junto com os bancos centrais para amortecer a crise. Historicamente, a junção de medidas de incentivo no âmbito monetário, fiscal e regulatório é parte importante da receita usada para superar crises como a que estamos vivendo hoje – e dias como o de ontem tendem a chamar os formuladores de política econômica à ação”, afirmou a equipe de analistas da Guide Investimentos em relatório divulgado pela manhã. 

Além disso, os investidores também esperam a possibilidade de estímulos econômicos e sinais da Rússia de que conversas com a Opep seguem possíveis. 

Acompanhe tudo sobre:IbovespaMercado financeiroPetrobras

Mais de Mercados

"Não faz sentido correr risco com esse nível de juros", diz maior fundo de pensão do Nordeste

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Mais na Exame