Petrobras aprova uso de títulos públicos por minoritários em megaoferta de ações
Medida quer dar aos acionistas tratamento igualitário, diz empresa
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2010 às 17h03.
São Paulo - O Conselho de Administração da Petrobras (PETR3);(PETR4) aprovou nesta terça-feira (29) o uso de títulos públicos na compra das ações a serem emitidas na megacapitalização da estatal, que foi recentemente reagendada para setembro. A decisão foi divulgada em comunicado ao mercado hoje, e segundo a empresa as regras e os títulos a serem aceitos no processo serão divulgados "oportunamente".
A iniciativa foi justificada como meio de dar a todos os acionistas tratamento equânime, uma vez que a União foi autorizada pelo Congresso a utilizar títulos para integralizar as ações durante a oferta. O governo detém 56% das ações da empresa com direito a voto e planeja comprar mais ações na capitalização utilizando títulos públicos. Como parte da transação, a Petrobras venderá de volta os títulos para o governo em troca de 5 bilhões de barris de reservas em águas profundas. O projeto deverá ser sancionado amanhã pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
No mesmo comunicado, a empresa reiterou que não está sendo considerado nenhum plano alternativo para sua capitalização, ao contrário dos boatos sobre novas formas de integralização de ações pela União.
A capitalização da Petrobras visa financiar o plano de investimento da empresa, que prevê injeção de 224 bilhões de dólares de 2010 a 2014.
Leia o comunicado ao mercado divulgado nesta terça-feira:
Petrobras - Esclarecimentos sobre Integralização
http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=33712440&access_key=key-9m9m0c4gytjl1y7dk92&page=1&viewMode=list