No radar: estímulo, audiência da Vale, Neogrid e o que mais move o mercado
Negociações sobre pacote bilionário avança nos Estados Unidos, enquanto pedidos de seguro desemprego devem revelar necessidade de mais incentivos econômicos
Guilherme Guilherme
Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 07h01.
Última atualização em 17 de dezembro de 2020 às 14h07.
Estímulos bilionários
As negociações sobre o pacote de estímulo seguem firmes no Congresso americano e estão cada vez mais próximas de uma aprovação. O valor que deve ser gasto para incentivar a economia deve girar em torno de 900 bilhões de dólares, segundo o Financial Times. O montante é ainda maior que os 748 bilhões de dólares que se cogitava na véspera. De acordo com o New York Times, o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, que já foi um entrave para um acordo bipartidário, passou a articular dentro do partido para conseguir os votos suficientes para aprovar a medida. A intenção de McConnell seria dar aos republicanos a popularidade suficiente para manter a maioria no Senado, tendo em vista que a disputa entre senadores na Georgia foi para o segundo turno. Na esperança de novos estímulos, os principais índices futuros americanos avançam na manhã desta quinta-feira, 17.
Na última sessão, o índice Nasdaq fechou em níveis recordes, enquanto o S&P 500 encerrou próximo de sua máxima histórica, após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell , sinalizar que irá manter a política de estímulo por recompra de títulos até que a economia americana esteja recuperada. E caso a economia desacelere, o ritmo das recompras podem se acelerar. Após as declarações de Powell, o Ibovespa se aproximou de seu recorde e fechou em seu maior patamar desde janeiro, em 117.857,35 pontos.
Pedidos de seguro desemprego
Os pedidos americanos de seguro desemprego, que serão divulgados nesta manhã, podem confirmar a necessidade de mais estímulos na maior economia do mundo. Com novas medidas de isolamento sendo adotadas para conter a segunda onda de coronavírus no país, o número de pedidos voltou a crescer e, na semana passada, superou a casa dos 700.000 pedidos pela primeira em vez em oito publicações. Para esta quinta, a estimativa é de que os dados revelem 800.000 pedidos de seguro desemprego.
Audiência da Vale
Esta marcada para esta quinta a quarta audiência da Vale sobre indenizações da tragédia de Brumadinho, que matou 270 pessoas e provocou graves danos ambientais. Na última semana, representantes da empresa e o Ministério Público de Minas Gerais buscaram um acordo para a reparação social e econômica, mas sem sucesso. O pedido de indenização é de 54,6 bilhões de reais.
Neogrid
As ações da Neogrid estreiam nesta quinta na B3 sob o códigoNGRD3. Com os papéis precificados a 4,5 reais, a empresa levantou 486,45 milhões de reais em oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Especializada em softwares para a cadeia de suprimento, a companhia irá reforçar o ainda baixo número de empresas de tecnologia listadas na B3. Do valor total adquirido com a oferta, 337,5 milhões de reais serão destinados ao caixa da empresa, enquanto os outros 148,95 milhões de reais ficou com antigos sócios.
Otimismo por vacina na Europa
Após o Reino Unido e os Estados Unidos terem dado início a seus planos de vacinação, a União Europeia se aproxima de um sinal verde para as vacinas. De acordo com a Bloomberg, a vacina da Pfizer deve receber o apoio da Agência Europeia de Medicamentos na próxima segunda-feira, 21, o que possibilitaria o início das vacinações ainda antes do Natal, na quarta-feira, 23. No continente, os principais índices de ações avançam, sendo que o alemão DAX tem a melhor performance desta manhã. Exemplo no combate ao coronavírus na primeira onda de infecção, a Alemanha tem sido um dos mais afetados pela segunda onda, já tendo fechado escolas e comércios até o ano que vem.