MRV +3,46%; Telefonia dos Correios…
Bolsa cai A bolsa começou a semana em queda, com o Ibovespa recuando 0,67% e fechando em 66.341 pontos. Entre as principais quedas estão os papéis das exportadoras, que caíram com o dólar instável. Embora a moeda americana tenha iniciado o dia caindo, fechou em alta de 0,39%, com 3,1270 reais na venda. A maior […]
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2017 às 18h52.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h28.
Bolsa cai
A bolsa começou a semana em queda, com o Ibovespa recuando 0,67% e fechando em 66.341 pontos. Entre as principais quedas estão os papéis das exportadoras, que caíram com o dólar instável. Embora a moeda americana tenha iniciado o dia caindo, fechou em alta de 0,39%, com 3,1270 reais na venda. A maior queda do dia foi da fabricante de papel e celulose Suzano, de 5,33%. A Fibria, do mesmo setor, caiu 3,59%. As ações vinculados ao minério de ferro tiveram forte retração devido aos estoques da commodity na China chegarem ao maior patamar em 13 anos. Os papéis preferenciais da Vale caíram 3,1%; e os da Siderúrgica Nacional tiveram queda de 3,59%. Entre as ações mais valorizadas estão as da varejista Lojas Americanas, que subiram 3,19%, e as da estatal Eletrobras, com alta de 2,99%.
__
MRV com tudo
A empresa de engenharia e construção MRV teve a maior alta do dia no Ibovespa, 3,46%, na espera da divulgação do resultado. Segundo relatório do banco BTG Pactual, a empresa deve ser a única do setor a apresentar crescimento do lucro, ante concorrentes como Cyrela e Eztec, que devem divulgar lucro abaixo na comparação anual. Outras empresas, como a Gafisa, devem apresentar prejuízo trimestral.
__
99 no Rio
A empresa de transportes 99 anunciou o lançamento das operações de carros particulares no Rio de Janeiro, concorrendo diretamente com Uber e Cabify. A 99 já havia lançado a modalidade em São Paulo em setembro. Segundo o diretor de política e comunicação da 99, Matheus Moraes, as operações serão bancadas pelo investimento de 100 milhões de dólares da chinesa Didi no início do ano. Segundo a empresa, o aplicativo conecta 6 milhões de smartphones a 200.000 taxistas e motoristas em todo o país.
__
Fundos em descompasso
Embora a bolsa tenha tido alta acumulada de 7% em janeiro, a maioria dos fundos de ações não superou a alta do índice Bovespa no mesmo mês. Segundo levantamento do jornal O Estado de S. Paulo com base em dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que analisou 1.400 fundos de ações no mês passado, apenas 30% tiveram altas superiores ao Ibovespa em janeiro. Para investidores, fundos com patrimônio líquido inferiores a 5 milhões de reais dificilmente vão conseguir resultados com rentabilidade acima do Ibovespa e bancar os próprios custos, o que pode ser um critério válido na busca de fundo para aplicar.
__
O fenômeno do frango
As exportações nacionais de carne de frango subiram 3,2% em fevereiro e tiveram um aumento de 24% na receita, em relação aos preços mais altos no mercado global em decorrência do aumento da gripe aviária em várias partes do mundo. A doença tornou a oferta de frango mais escassa, o que elevou o preço. Foram 330.200 toneladas de frango em fevereiro deste ano, ante 319.900 toneladas no mesmo mês de 2016. Em receita, as exportações atingiram 566,2 milhões de dólares no mês, ante 456,5 milhões no ano anterior. O cenário atual tende a beneficiar empresas exportadoras do Brasil, como o frigorífico BRF, que teve alta de 0,97% no Ibovespa. Já a JBS, outro frigorífico, caiu 4,06%, umas das maiores quedas do dia.
__
Telefonia dos Correios?
Os Correios lançaram nesta segunda-feira um serviço de telefonia móvel com a comercialização de chips e recargas de celular pré-pago. A operação do serviço é feita em parceria com a empresa EUTV, que oferecerá a infraestrutura de telecomunicações. Ao custo de 30 reais, o plano dá direito a 100 minutos de ligações de voz para celular e fixo, ou 100 SMS por mês. A expectativa é conquistar clientes que ainda estejam fora do mercado móvel e também consumidores interessados em mudar de operadora. A projeção é chegar a 8 milhões de usuários em cinco anos. Por enquanto, o serviço está disponível para compra apenas em 12 agências na cidade de São Paulo. Até o final de março, o projeto deve ser implantado em 164 unidades da região metropolitana e, no médio prazo, em Brasília e em Belo Horizonte. Quanto à conexão de internet, durante um mês o cliente terá acesso a internet móvel de alta velocidade, 3G ou 4G, com 1 GB de franquia, sem corte no serviço quando o pacote for totalmente utilizado. Segundo projeções dos Correios, o faturamento deverá chegar a 14 milhões de reais neste ano e a 60 milhões em 2018.