Mercados

Mercados sobem após dados positivos de EUA e Alemanha

Tóquio - As bolsas de valores asiáticas fecharam em forte alta nesta quarta-feira, com dados econômicos positivos dos Estados Unidos e da Alemanha juntando-se à forte demanda em um leilão de dívida na Espanha para aliviar a aversão a risco. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 3,16 por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 10h06.

Tóquio - As bolsas de valores asiáticas fecharam em forte alta nesta quarta-feira, com dados econômicos positivos dos Estados Unidos e da Alemanha juntando-se à forte demanda em um leilão de dívida na Espanha para aliviar a aversão a risco. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 3,16 por cento, para o maior patamar em uma semana, compensando todas as perdas da segunda-feira, quando a notícia da morte do líder norte-coreano Kim Jong-il gerou temores de instabilidade regional, desencadeando vendas de ativos de risco. Neste pregão, as ações ligadas a recursos naturais tiveram o melhor desempenho, subindo mais de 3 por cento.

A bolsa de Taiwan também foi destaque, avançando 4,56 por cento depois que autoridades do governo autorizaram a ação de um fundo estatal para dar suporte aos preços. Commodities industriais, como o petróleo e o cobre, ampliaram as valorizações após a divulgação da dados mostrando melhora na confiança do empresário alemão e uma recuperação no mercado imobiliário dos EUA.

Ligado às oscilações das commodities e considerado como uma medida do apetite por risco do mercado, o dólar australiano subiu 0,6 por cento no pregão asiático. A forte demanda por títulos da dívida da Espanha também melhorou expectativas para a oferta inédita de liquidez de três anos que o Banco Central Europeu (BCE) fará nesta quarta-feira, com o objetivo de aliviar as restrições ao crédito interbancário. Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,48 por cento. O índice de Seul encerrou em alta de 3,09 por cento. O mercado ganhou 1,86 por cento em Hong Kong e o índice referencial de Xangai destoou ao perder 1,12 por cento.

Cingapura avançou 2,25 por cento e Sydney fechou com valorização de 2,13 por cento. 

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA