Exame Logo

Itaú é o novo gestor do fundo de índice da Bolsa

São Paulo - O Itaú Unibanco foi o vencedor da concorrência feita pela BM&FBovespa para a seleção de instituição gestora do fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) referenciado no Índice Financeiro (IFNC). O banco obterá licença exclusiva de três anos de uso do IFNC especificamente para a criação do respectivo ETF, informou a […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O Itaú Unibanco foi o vencedor da concorrência feita pela BM&FBovespa para a seleção de instituição gestora do fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) referenciado no Índice Financeiro (IFNC). O banco obterá licença exclusiva de três anos de uso do IFNC especificamente para a criação do respectivo ETF, informou a bolsa, em comunicado.

Os ETFs são fundos espelhados em índices e suas cotas são negociadas em bolsa da mesma forma que as ações. Ao adquirir cotas de um determinado ETF, o investidor passa a deter todas as ações componentes do índice a ele relacionado, sem ter de comprar separadamente os papéis de cada empresa.

Veja também

A BM&FBovespa realizou hoje a abertura das propostas e divulgação do resultado do processo, que contou com a participação de quatro instituições. A vencedora foi a que apresentou o maior compromisso de volume financeiro. O contrato de licenciamento do índice financeiro deverá ser assinado nos próximos 15 dias, segundo a bolsa.

Após a concessão das autorizações para funcionamento e registro do ETF pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e BM&FBovespa, o Itaú Unibanco terá 30 dias corridos para iniciar a negociação do novo ETF na Bolsa. O Índice Financeiro busca medir o comportamento das ações das empresas mais representativas dos setores intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdência e seguros.

Para aumentar o potencial de negociação destes fundos, especialmente entre investidores pessoas físicas, a bolsa reduziu de 100 para 10 cotas o lote-padrão dos ETFs. Com isso, o valor mínimo necessário para investir neste produto diminui. Atualmente, são negociados sete fundos de índices na BM&FBovespa, seis deles sob gestão da Blackrock e um do Itaú.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame