Mercados

Investidores realizam lucros e Bovespa fecha em leve baixa

Índice teve variação negativa de 0,32 por cento, a 54.629 pontos, após acumular ganho de 3,16 por cento na última semana


	Telão da Bovespa: giro financeiro do pregão somou 8,5 bilhões de reais
 (Alexandre Battibugli/EXAME)

Telão da Bovespa: giro financeiro do pregão somou 8,5 bilhões de reais (Alexandre Battibugli/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 17h50.

São Paulo - A Bovespa fechou em leve baixa nesta segunda-feira, com investidores evitando tomar novas posições, em semana marcada por dois vencimentos de opções e um feriado, e realizando lucros acumulados na semana passada.

O Ibovespa teve variação negativa de 0,32 por cento, a 54.629 pontos, após acumular ganho de 3,16 por cento na última semana.

O giro financeiro do pregão somou 8,5 bilhões de reais, inflado pelos 3,1 bilhões de reais movimentados pelo exercício de opções sobre ações nesta sessão, dia de vencimento.

"O mercado ficou muito arisco durante o dia em função das defesas de posições de comprados e vendidos. E é uma semana de vencimento casado, com vencimento de opções sobre índice na quarta-feira, o que deixa o mercado ainda mais travado", disse o analista Raphael Figueredo, da Clear Corretora.

O jogo Brasil e México pela Copa do Mundo na terça-feira, que antecipará para 13h30 o fechamento da bolsa, e o feriado de Corpus Christi na quinta-feira corroboraram expectativas de liquidez reduzida na semana e deixaram investidores mais na defensiva que no ataque, disse Figueredo.

O cenário de cautela no exterior, em meio à violência no Iraque e à nova rodada de tensões entre a Rússia e a Ucrânia, derrubou as bolsas europeias e também não favoreceu o mercado acionário brasileiro.

No cenário doméstico, levantamento Sensus mostrou no fim de semana recuo das intenções de voto na presidente Dilma Rousseff para o menor patamar mostrado na mais recente rodada de pesquisas.

Mas o resultado da pesquisa não influenciou positivamente as ações da estatal Petrobras, como ocorreu com a divulgação de sondagens anteriores que mostraram a mesma tendência.

"Os papéis da empresa cedem em meio às incertezas sobre a oferta mundial de petróleo e o comportamento do preço da commodity", disse a corretora Guide Investimentos, em relatório.

O petróleo tipo Brent fechou em alta nesta segunda-feira, em meio a temores sobre a interrupção de exportações do Iraque devido aos conflitos no país.

A companhia de imóveis comerciais BR Properties teve a maior queda percentual do Ibovespa.

A empresa divulgou a distribuição de 1,636 bilhão de reais em dividendos aos acionistas na semana passada, mas a animação do mercado com os papéis perdeu força.

Na ponta positiva do índice, a administradora de benefícios de saúde Qualicorp exibiu a maior alta, após a companhia afirmar que aprovou aumento no programa de compra de opções de ações de 5 para 8 por cento do capital social.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira puxado por Petrobras

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Mais na Exame