Mercados

Investidor estrangeiro dá força e índices sobem

Pessoas de fora da área compararam ienes em ações na semana passada e líquidos em outros mercados asiáticos, como Coreia do Sul e Tailândia

Há otimismo mesmo depois do desastre que afetou o Japão (Nicolas Asfouri/AFP)

Há otimismo mesmo depois do desastre que afetou o Japão (Nicolas Asfouri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 09h36.

Cingapura - As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, com um otimismo antecipado sobre resultados empresariais levando estrangeiros de volta aos mercados da região.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 1,1 por cento, marcando uma semana de ganhos com investidores estrangeiros arrematando ações depreciadas. Segundo analistas, alguns indicadores técnicos mostram que o mercado está em queda excessiva.

O Nikkei acumula um declínio de 7 por cento desde o fechamento em 11 de março, quando um forte terremoto e um tsunami atingiram o Japão.

O desastre deixou mais de 27 mil pessoas mortas ou desaparecidas, danificou uma usina nuclear, gerando vazamento radioativo, e deixou milhões de casas e fábricas sem energia.

Investidores estrangeiros foram compradores líquidos de 891 bilhões de ienes (11 bilhões de dólares) no mercado japonês de ações na semana passada, segundo dados do Ministério das Finanças do Japão. É o maior total semanal já registrado desde 2005.

Os estrangeiros foram compradores líquidos em outros mercados asiáticos, como Coreia do Sul e Tailândia.

"Com as ações norte-americanas subindo devido a fortes resultados, parece que o apetite por risco está melhorando", disse um operador de um banco japonês em Tóquio.

Às 8h15 (horário de Brasília), o índice da região Ásia-Pacífico exceto o Japão <.MIAPJ0000PUS> subia 1,16 por cento, com o subíndice de tecnologia avançando 2,28 por cento, seguindo os ganhos de Wall Street. Em Nova York, esperanças de fortes resultados empresariais fizeram o S&P 500 subir quase 1 por cento no último pregão.

A bolsa de Sydney subiu 0,9 por cento, com rumores de aquisição fazendo as ações da Woodside Petroleum ganharem 2,6 por cento.

Em Hong Kong, o mercado subiu 1,06 por cento, a bolsa de Taiwan <.TWII> avançou 0,40 por cento e o índice referencial de Xangai teve ganho de 1,06 por cento.

Cingapura encerrou em alta de 0,91 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresCâmbioDesastres naturaisIeneJapãoMoedasPaíses ricosTerremotos

Mais de Mercados

Bolsas da Europa fecham em baixa, devolvendo parte dos ganhos em dia de CPI da zona do euro

Gavekal: inflação machuca, mas é a pobreza o maior problema dos EUA

Ibovespa fecha perto da estabilidade dividido entre Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

China, inflação da europa e demissões na Petrobras: o que move o mercado

Mais na Exame